Tecnologia

La Casa de Tarjetas! Ex-chefe da AMD acusa NVIDIA de praticar um “cartel de GPU”

A NVIDIA estaria atrasando, propositalmente, a entrega de pedidos a clientes que buscassem outros parceiros comerciais

por Andrei Longen
La Casa de Tarjetas! Ex-chefe da AMD acusa NVIDIA de praticar um

A NVIDIA é uma das gigantes do mercado global de placas de vídeo. A empresa está tão estabelecida nesse segmento que, agora, está sendo acusada de criar uma espécie de “cartel de GPU”. Ela estaria, supostamente, controlando o estoque e a distribuição de chips gráficos para data centers da forma como bem entender.

A acusação apareceu numa entrevista de Scott Herkelman, ex-chefe da divisão da AMD Radeon, ao The Wall Street Journal. Na ocasião, o executivo denunciou que a NVIDIA é capaz de atrasar a entrega de GPUs para servidores (data centers) se os seus clientes começarem a procurar outras fabricantes de chips gráficos.

Na mesma entrevista, Johnathan Ross, CEO da QroQ, desenvolvedora de chips de IA e concorrente direto da NVIDIA neste segmento, fez um comentário bem parecido com o de Hekelman. Segundo ele, os clientes da gigante estão receosos em buscar alternativas em chips de IA, temendo retaliações, como atrasos propositais no envio de peças já encomendadas.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Herkelman até mesmo usou a rede X para enfatizar o caso. Segundo ele, essa dominação é mais comum do que se imagina. “Ela faz isso com clientes de data centers, OEMs e parceiros de lançamentos de placas de vídeo, imprensa e revendedores. Eles simplesmente não enviam após o cliente fazer o pedido. Eles são o cartel de GPU e controle todo o fornecimento”, escreveu.

NVIDIA aposta e lucra alto em IA

A NVIDIA está mais do que disposta a se estabelecer no setor de IA. A empresa tem investido forte em fabricar e distribuir peças de hardware e chips gráficos, além de infraestrutura, com funcionalidades que usam a inteligência artificial. Boa parte do seu lucro exorbitante no ano passado, inclusive, veio deste mesmo segmento.