Tecnologia

Earth-2 é tecnologia IA da NVIDIA para simulações climáticas extremas na Terra

Simulações são entregues em minutos e podem prever catástrofes

por Andrei Longen
Earth-2 é tecnologia IA da NVIDIA para simulações climáticas extremas na Terra

A NVIDIA aproveitou seu evento na GTC 2024 para apresentar uma nova tecnologia com IA. É a Earth-2, uma plataforma digital gêmea da Terra que faz simulações precisas das consequências das mudanças climáticas no nosso planeta.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Segundo o a gigante, o Earth-2 é capaz de entregar simulações climáticas super realistas em tempo real. Com isso, os países que aderirem à tecnologia podem se adiantar e planejar ações com antecedência para evitar grandes catástrofes naturais, como furacões e cataclismas meteorológicos em larga escala.

O Earth-2 usa a plataforma GDX Cloud para treinar a inteligência artificial do sistema. O modelo de IA generativa dela é a CorrDiff, da própria empresa, que gera imagens com resolução 12,5 vezes maior do que a concorrência. Essa entrega “acontece numa velocidade mil vezes maior e com 3 mil vezes mais eficiência energética do que outras tecnologias semelhantes”.

Veja um vídeo de apresentação abaixo da inovação tech.

Earth-2 e o futuro do clima na Terra

Dois nomes já estão interessadas no Earth-2. O primeiro é o The Weather Company, que vai integrar a API ao seu sólido sistema global de previsão do clima da Terra, permitindo visualizar o impacto das condições de clima extremo por região.

O segundo é o Órgão de Meteorologia de Taiwan, que usará a tecnologia para cruzar dados e prever onde os furacões irão acontecer na ilha, minimizando casualidades ao disparar informes às agências que emitem os avisos de perigo e evacuação.

Desastres naturais causados por contra das mudanças climáticas causaram cerca de US$ 140 bilhões em perdas econômicas globais no último ano. Para o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, o Earth-2 “vai nos preparar melhor – e nos inspirar melhor – a agir com mais moderação e frear os impactos das condições climáticas extremas”.