DDR6: entenda a próxima geração da memória RAM
Padrão DDR6 deve fazer sua estreia no segmento profissional em 2025, trazendo o dobro de velocidade
O desenvolvimento de novas tecnologias é acelerado e constante, então mesmo que a geração DDR5 de memórias ainda esteja se espalhando, o padrão DDR6 já está em desenvolvimento e deve começar a aparecer logo em 2025. É interessante, então, aprender um pouco mais sobre o que a tecnologia vai oferecer
A primeira informação que se destaca sobre as memórias DDR6 é que elas devem chegar aos 12.800MT/s de velocidade nominal. A geração DDR5 quase dobrou a velocidade da anterior, indo de 3.400 para 6.400MT/s. A Samsung, uma das principais empresas investindo no novo padrão, espera um aumento semelhante, dobrando novamente a velocidade.
Essa pode ser a velocidade padrão das novas memórias, sem levar em conta produtos preparados para overclock, que provavelmente vão alcançar números ainda maiores do que 12.800MT/s. O site PCWorld fala de estimativas chegando em 16.800MT/s.
Mais velocidade significa mais largura de banda para a memória. Também se espera o dobro do que temos atualmente na DDR6, indo dos 67,2GB/s da DDR5 para 134,4GB/s.
Quando chega a DDR6? E quanto vai custar?
Ainda estamos um pouco distantes da geração DDR6, ainda mais para o uso doméstico. A previsão é que os primeiros produtos para data center e uso profissional comecem a aparecer no final de 2025, e só depois devem ser lançadas soluções para o PC.
Até por isso não se fala ainda em valores para essas memórias. Mas, segundo analistas da TrendForce, os preços de componentes desse tipo estão subindo, então se a tendência se manter podemos ver produtos bem caros aparecendo no ano que vem. Você pode ler mais clicando aqui.