Tecnologia

Consórcio para Ethernet de alta performance cresce de olho na IA

Citando IA de alta performance, consórcio para "ultra" Ethernet conquista 45 novos membros em quatro meses

por João Gabriel Nogueira
Consórcio para Ethernet de alta performance cresce de olho na IA

O Ultra Ethernet Consortium (UEC) anunciou a conquista de 45 novos membros desde que passou a aceitar inscrições, em novembro do ano passado. O número representa um crescimento de 450% em quatro meses, formado por empresas interessadas em estabelecer padrões de rede de alta velocidade para as crescentes necessidades da tecnologia – em especial IA.

O UEC é uma associação recente de empresas de tecnologia que vai trabalhar para estabelecer padrões de performance e desempenho em componentes para Ethernet. Algumas de suas empresas fundadoras incluem gigantes como AMD, Intel, Microsoft e Meta.

“Sempre houve um reconhecimento que a UEC estava alcançando uma necessidade na indústria. Há um forte desejo para se ter uma rede aberta, acessível e baseada em Ethernet especificamente criada para acomodar os requisitos de carga de trabalho para IA e HPC. Esse nível de envolvimento é encorajador, nos ajuda a conquistar o objetivo de ampla estabilidade e interoperabilidade”, declarou J. Metz, líder do comitê de diretores da UEC.

Representantes do consórcio dizem que estão seguindo uma “timeline agressiva” para publicar a versão 1.0 de suas especificações, com a previsão de chegada no terceiro trimestre de 2024.

Ethernet se prepara para o volume de dados exigidos por IA

A revolução da IA impulsionada pelo advento de sua versão generativa exige o movimento de quantidades massivas de dados. É por isso que as big techs, depois de tantos anos da rede Ethernet disponível, resolveram agora se organizarem para definir padrões de desempenho que possam alcançar e garantir as necessidades atuais.

Enquanto o UEC trabalha em especificações que vão afetar, em especial, cabos e conexões da rede, também temos hardware cada vez mais avançados para impulsionar as tecnologias. É o caso dos novos switches da série X800 da NVIDIA, por exemplo, que você pode conhecer melhor clicando aqui.