Tecnologia

Cientistas criam super DVD com capacidade absurda de 1 petabit

Discos de DVD já são considerados coisa do passado, mas será que se tornarão o futuro do armazenamento?

por João Gabriel Nogueira
Cientistas criam super DVD com capacidade absurda de 1 petabit

O futuro do armazenamento pode estar no passado. Cientistas da Universidade de Xangai para Ciência e Tecnologia publicaram um artigo onde revelam que conseguiram criar um “super DVD”, com a incrível capacidade de armazenamento de 1 petabit. Isso é o equivalente a 125.000 GB, o que deu ao disco o apelido de “big boy”.

O grande avanço que permitiu essa conquista foi uma nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores que permite armazenar dados em 3D no disco. DVDs antigos gravam suas informações em apenas uma camada, mas o novo método desenvolvido aqui permite a gravação em até 100 camadas, em um espaço de 54nm.

Uma das principais vantagens destacadas pelos cientistas em sua nova tecnologia é a preservação do meio ambiente. Data centers com DVDs como o “big boy” podem ser bem menores do que usando HDs, gastando menos energia e menos componentes.

“Isso poderia reduzir muito a pegada, bem como o consumo de energia em grandes data centers do futuro, oferecendo uma solução sustentável para a economia digital”, declarou Min Gu, co-autor do artigo.

Qualquer DVD pode armazenar 1 petabit agora?

É importante destacar que o método desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de Xangai não pode ser usado em todo e qualquer DVD. Parte do processo envolveu a criação de um material completamente novo (AIE-DDPR) para fazer o disco.

Além disso, não é toda descoberta que imediatamente se torna viável para o mercado. Ainda será necessário ver os custos de produção do material e do método para ver se ele é economicamente interessante para as companhias. Não serão apenas os cuidados ao meio ambiente que mudarão o método de armazenamento atual.

Para mais notícias de tecnologia, clique aqui.