Tecnologia

Cientistas dão primeiríssimo passo na direção de uma “internet quântica”

Dados quânticos são transmitidos pela primeira vez na história, marcando o início do que pode um dia ser uma rede quântica

por João Gabriel Nogueira
Cientistas dão primeiríssimo passo na direção de uma

O esforço conjunto de cientistas em universidades na Europa resultou em dados de computação quântica sendo produzidos, armazenados e enviados via conexão pela primeira vez na história. Esse pode ser o primeiro passo para uma possível “internet quântica” no futuro, para computadores industriais.

A computação quântica está entre nós há algum tempo, e tem sido usada no sentido mais estrito da origem da palavra computação: cálculos. O uso dessa tecnologia permite resolver problemas ultra complexos, como o design de moléculas, estudo da propriedade de materiais e decriptação de dados.

Esse tipo de informação, no entanto, é volátil e pode se perder em transmissões de longa distância. Para contornar o problema, cientistas criaram um sistema com um computador quântico capaz de criar a informação e um dispositivo capaz de “buscar” e armazenar esse tipo de dado, ambos compartilhando seu estado quântico em tempo real. A transmissão dos dados foi feita por fibras ópticas comuns.

Fotografia do sistema montado para transmitir dados quânticos.
Fonte: Imperial College London

Os pesquisadores são do Colégio Imperial de Londres e da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e das Universidades de Wurzburg e Stuttgart, na Alemanha. A Dra. Sarah Thomas, coautora do artigo que relata os resultados da pesquisa, afirma no texto:

“Criar a interface entre dois dispositivos chave juntos é um passo crucial em direção a permitir uma rede quântica, e estamos muito empolgados em ser o primeiro time capaz de demonstrar isso.”

“Internet quântica” não é mainstream

Ao contrário do que se possa imaginar, uma rede quântica não é “a nova geração da internet”. Esse tipo de computação é inteiramente voltado para pesquisa e análise de problemas, ainda não se imagina um horizonte em que alguém terá um computador do tipo em casa, muito menos toda uma rede usando a tecnologia.

Então não se preocupe, você não vai precisar atualizar seu computador para um modelo quântico tão cedo. Mas se estiver procurando por novos modelos de componentes tradicionais, fique ligado nas novidades de tecnologia clicando aqui.