Tecnologia

ChatGPT será usado em escolas de SP para criar aulas digitais

Mais de 3,5 milhões de estudantes serão impactados

por Andrei Longen
ChatGPT será usado em escolas de SP para criar aulas digitais

A IA definitivamente chegou para ficar. Ela está já está presente nos computadores, nos games e até nas plataformas de streaming. Agora, ela vai direto para as salas de aula. A prefeitura do estado de São Paulo informou que passará a usar a tecnologia na criação de materiais didáticos de aulas digitais nas grades de ensino da rede estadual.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Segundo informações da Folha de São Paulo, o ChatGPT irá conduzir a produção da primeira versão do material didático usado nas aulas. E o comando (prompt) terá como referência temas pré-definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mais de 3,5 milhões de estudantes do 6º ao 9º ano, além do ensino médio, serão impactados com a novidade.

Os professores entram aqui, então, como revisores dos conteúdos e aulas geradas. Esses mesmos professores poderão fazer modificações nesses conteúdos gerados pela IA pra que se adequem à grade proposta pela Secretaria, que fará a revisão final. Essa revisão contará com checagem linguística, formatação e adequação final das propostas de ensino.

ChatGPT é ameaça aos postos de trabalho?

A chegada do ChatGPT à rede estadual de ensino da maior cidade do país significa que, o trabalho que antes era feito pelos professores, agora passará a ser realizado pela ferramenta da OpenAI. Em outras palavras, ela começa a substituir uma das responsabilidades dos profissionais desse segmento da educação.

Essa questão casa totalmente com uma preocupação dos brasileiros: a de perderem o emprego para uma ferramenta de IA. Atualmente, quase 60% dos profissionais acredita que a chegada da tecnologia é muito bem vinda em situação de trabalho e estudos. Da mesma forma, ela pode apresentar risco à substituição de empregos.