Tecnologia

CEO da Sony diz que IA nos games deve ajudar criadores, não substituí-los

Kenichiro Yoshida falou em entrevista sobre como IA nos games pode ajudar a manter o foco em criatividade

por João Gabriel Nogueira
CEO da Sony diz que IA nos games deve ajudar criadores, não substituí-los

O CEO da Sony deu uma entrevista para o Norges Investment Bank em novembro do ano passado que agora está chamando a atenção por ter algumas de suas falas circulando nas redes sociais. Além de sua ênfase na importância da competição, Kenichiro Yoshida falou também de IA nos games nessa mesma entrevista.

O tema da Inteligência Artificial nos jogos tem sido um tanto controverso ultimamente, não só pela qualidade do resultado atualmente oferecido, mas também pela preocupação de quantos empregos podem ser perdidos com seu advento – ainda mais na fase atual da indústria de games.

Yoshida primeiro destacou que não se deve criar obstáculos para novas tecnologias, mas ressaltou que IA deve ajudar criadores, não substituí-los:

A convergência de computação e entretenimento é uma mega tendência e também nasce da computação, então não podemos ficar no caminho da tecnologia […] O conteúdo que forma a base do entretenimento é gerado por criadores e tem copyright, o envolvimento de criadores é essencial e por isso a Sony posiciona IA como uma tecnologia que ajuda os criadores. IA não deve substituí-los.

IA nos games pode ajudar “criadores a focarem mais na criatividade”

Ainda em sua fala sobre o uso de IA nos games, Yoshida conclui que, com a ajuda da tecnologia, desenvolvedores podem focar menos no esforço mecânico e mais no criativo enquanto fazem os jogos.

“Jogos são software de computador feitos por uma linguagem de programação. LLM (Large Language Models) vai ajudar a tornar o desenvolvimento de games mais eficiente, permitindo que criadores foquem mais na criatividade”.