Tecnologia

Total de brasileiros sem internet caiu para 29 milhões, diz pesquisa

Pesquisa da TIC Domicílios indica que 84% das residências no Brasil já contam com acesso à internet

por João Gabriel Nogueira
Total de brasileiros sem internet caiu para 29 milhões, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios mostra que a tendência de crescimento do acesso à internet continuou no Brasil em 2023. Segundo dados da apuração, 84% das residências brasileiras já estão conectadas e o número de pessoas sem acesso caiu para 29 milhões no ano passado.

O número de casas com internet no Brasil cresceu em relação a 2022, quando era de 80%. Esse incremento de 4% na parcela de domicílios com conexão representa um total absoluto de 64 milhões de endereços.

Obviamente, com isso, o número de desconectados caiu. Em 2022, a mesma pesquisa da TIC Domicílios registrava 36 milhões de brasileiros sem acesso à web. Como mencionado, este número caiu para 29 milhões no ano passado – um pouco mais de 10% da nossa população total. Em termos de domicílios, são 16% das casas do Brasil desconectadas.

Entre as pessoas ainda sem acesso à internet, grande parte estudou apenas até o Ensino Fundamental – 24 milhões dos entrevistados. Além disso, 16 milhões deles, mais da metade, responderam ter 60 anos ou mais.

Classes C e DE puxam crescimento da internet

O estudo mostrou que o maior crescimento no número de residências com acesso à web se deu entre as famílias com renda de classe C e DE, o que não é surpresa. Entre as classes A e B a presença da internet já aparece em 98% das casas, então há menos espaço para crescimento.

A TIC Domicílios diz que em 2022 a parcela de residências classe C com conexão de rede era de 87%, e esse número subiu para 91% em 2023. Já entre as classes DE, a porcentagem cresceu mais, indo de 60% para 67%.

O crescimento no número de casas conectadas também pode ser reflexo do avanço da qualidade da internet no Brasil, que melhorou em 2023. Leia mais aqui!