Brasileiros são favoráveis a IA, mas temem perder empregos, aponta PGB 2024
Público mistura sentimentos em relação à tecnologia
Está no ar a edição de 2024 da Pesquisa Game Brasil (PGB 24), que mostra, em detalhes, como está a percepção dos brasileiros quanto ao uso e o impacto da IA (inteligência artificial) nos seus cotidianos. E, ao que tudo indica, os entrevistados são muito favoráveis às possibilidades da nova tecnologia, mas também temem perder seus empregos devido a ela.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Isso porque 67,8% dos entrevistados acredita que a IA pode sim melhorar seus trabalhos e tornar as pessoas mais produtivas e criativas. Ao mesmo tempo, 58% dos participantes afirmaram que a tecnologia também pode acentuar as desigualdades sociais como resultado da substituição dos empregos.
O estudo ainda indicou que o uso da IA em atividades do cotidiano, seja para fins escolares ou profissionais, também está bastante em alta. 59,7% respondeu que a tecnologia está diretamente ligadas às suas vidas no dia a dia. Seguem alguns dados extras sobre este contexto.
- 58,7% usam aplicativos de sistemas de direção com IA, como Waze e Google Maps
- 55,8% usam assistentes virtuais com IA, Siri (iOS) e Alexa (Amazon)
- 27,3% usam o ChatGPT para gerar textos, imagens e sons
PGB 24 teve mais de 13 mil entrevistados
O PGB 2024 entrevistou 13.360 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano. O estudo é uma parceria dos grupos SX Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM.