Tecnologia

Axion é o primeiro processador Arm do Google Cloud para servidores

Promessas: 30% mais desempenho e 60% mais eficiência energética

por Andrei Longen
Axion é o primeiro processador Arm do Google Cloud para servidores

O Google está dando um grande passo na popularização da arquitetura Arm para chipsets. Em conferência realizada na manhã de hoje (09), o Google Cloud, segmento da gigante para tecnologias em nuvem, anunciou o Axion, o primeiro processador Arm para data centers (servidores).

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

O Axion terá um desempenho até 30% maior do que outros processadores de mesmo tipo do segmento, como os da Microsoft e da AWS (Amazon Web Services). Além disso, a promessa é de que a eficiência energética fique entre 50% a 60% maior do que os processadores do tipo x86, o padrão mais usado na indústria.

logo do processador Axion com arquitetura Arm pelo google cloud
Crédito: Google Cloud.

Na ocasião, o Google não forneceu detalhes específicos, com dados comparativos entre plataformas e sistemas. Por conta disso, todas as informações acima não podem ser confirmadas por benchmarks. Pelo menos, por enquanto. Além disso, não há informações sobre a data de disponibilidade ou preços. Tudo isso virá até o final do ano.

Axion facilitará operação de servidores

O Google Cloud ainda reforçou que a existência do Axion facilitará a interoperação e o gerenciamento de data centers para seus clientes. Isso porque, segundo a gigante, o processador Arm é desenvolvido numa base aberta de infraestrutura. Dessa forma, as grandes corporações poderão migrar seus projetos existentes ou até mesmo hospedar novos serviços sem qualquer modificação nos seus trabalhos originais.