Tecnologia

Asus AirVision M1 traz multi-telas diretamente para seus olhos

Óculos AirVision M1 ajuda na produtividade e na portabilidade de suas telas

por João Gabriel Nogueira
Asus AirVision M1 traz multi-telas diretamente para seus olhos

A corrida pelos dispositivos de RA (Realidade Ampliada) continua disputada na CES 2024, então a Asus resolveu aparecer com uma solução meio fora da curva. O AirVision M1 é um óculos feito unicamente para oferecer ao usuário diversos displays flutuantes num espaço virtual.

Usando o vestível ligado a um PC você pode gerar quantas telas seu hardware aguentar, definir o tamanho delas, a posição, a rotação e até escolher se a tela vai acompanhar os movimentos da sua cabeça ou ficar fixa num lugar. Ou seja, você pode colocar um display flutuante completamente fora do seu campo de visão e virar sua cabeça para olhar para ele quando quiser.

Imagem mostra um manequim usando o AirVision M1 para jogar em tela virtual.
Fonte: Asus

O AirVision M1 se conecta ao PC pelo USB-C e usa tecnologia Micro OLED para gerar as imagens em FullHD nos displays em frente aos seus olhos. O brilho vai até 1100 nits e a tela é compatível com 95% do gamut de cores DCI-P3. O vestível conta ainda controles sensíveis ao toque nas laterais, para controlar vídeos, escolher entre diferentes telas virtuais e etc.

AirVision M1 de perto, virado de frente e mostrando o tamanho de suas lentes.
Fonte: Asus

A Asus não divulgou ainda preço ou data de lançamento, mas como o óculos usa RA apenas para gerar displays flutuantes, seu hardware é um tanto mais humilde que o do Apple Vision Pro, por exemplo. Ou seja, o valor deve também ser mais em conta.

Posso usar o AirVision M1 para jogar no PS5?

A fabricante não falou sobre suporte oficial de seu novo vestível aos consoles, mas com as características divulgadas já podemos antecipar pelo menos uma maneira de usar seu PS5 com o óculos.

Manequim usando o AirVision M1 para fazer uma apresentação com diversas telas.
Fonte: Asus

O AirVision M1 a princípio se conecta apenas a PCs e notebooks, e através de um programa específico do óculos você vai criando os displays virtuais. Bastaria, então, uma placa de captura para enviar a imagem do PS5 ao PC e ele poderia aparecer em uma dessas telas.