Tecnologia

APUs Ryzen 7 8700F e 5 8400F podem entrar em venda global direta

APUs Ryzen com IA, mas sem gráficos integrados, não serão restritas a sistemas prontos, segundo rumores

por João Gabriel Nogueira
APUs Ryzen 7 8700F e 5 8400F podem entrar em venda global direta

A AMD tem dois modelos de APUs Ryzen bem curiosas que foram lançadas inicialmente na China, mas que devem ter um lançamento global em breve. O Ryzen 7 8700F e o 5 8400F não contam com gráficos integrados, mas o modelo mais avançado ainda mantém núcleos NPU, voltados para IA.

O rumor da vez indica que, ao contrário do que inicialmente foi relatado, os novos processadores não serão restritos a PCs e sistemas já montados, mas também terão vendas diretas dos produtos na caixa, para quem prefere comprar todos os componentes separados e montar o PC em casa.

Sacrificando até mesmo a GPU integrada, mas mantendo NPU, o Ryzen 8700F é voltado para um público que busca montar um computador com capacidades de IA por preços bem competitivos. Confira abaixo suas especificações:

8 núcleos (16 threads) Zen 4, boost clock de até 5,05GHz, TDP de 65W, com 16MB de cache L3. NPU XDNA de 16 TOPS.

Já o Ryzen 5 8400F não tem GPU, nem NPU, o que realmente torna confusa a opção da AMD de ainda chamar o componente de APU. Ele vem com 6 núcelos (12 threads) também baseados em Zen 4 e boost clock de 4,75GHz. Também são 16MB de cache L3 e o TDP ainda de 65W.

Novas APUs Ryzen sem GPU são compatíveis com AM5

Os novos processadores da AMD que podem em breve chegar ao mercado global usam o socket mais recente da marca, conhecido como AM5.

Esse é o encaixe usado, por exemplo, em um dos lançamentos mais recentes da Sapphire, a placa-mãe mini-ITX BL650I Nitro+. Você confere mais informações sobre o produto aqui.