Apple não vai pagar pelo uso do ChatGPT no iOS 18 [rumor]
Segundo rumores, Apple vai aproveitar popularidade do iPhone para não precisar pagar a OpenAI em dinheiro pelo uso do ChatGPT
A Apple confirmou uma parceria com a OpenAI para o uso do ChatGPT em seus aparelhos com iOS 18, mas parece que a empresa não vai precisar pagar valores em dinheiro pelo privilégio. As informações ainda não são oficiais e estão sendo divulgadas por reportagem da Bloomberg, que afirma ter conversado com pessoas próximas ao assunto.
“A Apple não vai pagar à OpenAI como parte da parceria, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas porque os termos do acordo são privados”, escreveu Mark Gurman em sua reportagem. “Em vez disso, a Apple acredita que divulgar a marca e tecnologia da OpenAI para centenas de milhões de seus dispositivos é de valor igual ou maior do que pagamentos monetários, disseram as fontes.”
É a famosa proposta de “pagar em exposição” que designers conhecem muito bem. Mas o acordo seria interessante para a OpenAI pela possibilidade de muitos usuários do iOS 18 optarem por pagar pelo plano premium da IA generativa, o ChatGPT Plus. É provável que a empresa veja aí a oportunidade de lucrar, mesmo com o considerável gasto extra que terá de servidores e poder computacional com a entrada de tantos novos usuários.
A dona dos iPhones, enquanto isso, pode sair na vantagem nessas assinaturas também, se cobrar por alguma comissão por assinatura da mesma maneira que faz com a maioria dos serviços pagos oferecidos por terceiros em seus dispositivos.
Apple corre atrás da IA
A revolução dos smartphones teve início com o primeiro iPhone, e foi esse tipo de liderança em lançamentos no mundo da tecnologia que se refletiu numa liderança em valor de mercado para a Apple ao longo de muitos anos.
Quando chegou o advento da IA, no entanto, a maçã não estava preparada para sair na frente como antes, e o que estamos vendo agora é a companhia correndo atrás para criar soluções próprias com o recurso.
Enquanto isso, companhias que surfam na onda de sucesso da IA têm crescido exponencialmente, como a Nvidia que superou a Apple e se tornou a segunda empresa mais valiosa do mundo. Leia mais aqui!