Tecnologia

Apple libera emuladores de videogame para a App Store

Usuários do iPhone e outros dispositivos iOS poderão baixar emuladores no mundo todo por meios oficiais

por João Gabriel Nogueira
Apple libera emuladores de videogame para a App Store

A Apple agora permite que desenvolvedores ofereçam emuladores oficialmente pela App Store. Usuários do mundo todo poderão baixar software que emula consoles retrô em seus dispositivos iOS, como o iPhone, iPad e outros.

Os emuladores foram proibidos por anos na loja de aplicativos da Apple, devido às suas controvérsias envolvendo a facilitação de pirataria. Na atualização das regras de uso da App Store, a dona do iOS estabelece que os desenvolvedores serão responsáveis por se assegurar que o software oferecido por eles atende as “leis aplicáveis”.

Especula-se que a decisão da maçã é um resultado direto de imposições da União Europeia, determinando que a empresa permita lojas de aplicativos de terceiros no iPhone. Essas outras plataformas podem se destacar nos dispositivos iOS ao oferecer apps que não sejam permitidos na App Store.

O Android conta com emuladores famosos há anos, como do PlayStation e portáteis da Nintendo. É bem provável que seus desenvolvedores levem suas versões iOS para a App Store agora.

A Apple permitiu os emuladores, mas e a Nintendo?

É válido ressaltar que a permissão da Apple para os emuladores na App Store não significa, automaticamente, uma permissão das plataformas que esses softwares emulam. A casa da maçã, inclusive, prontamente se isentou de qualquer responsabilidade, colocando nas costas dos devs a obrigação de atentarem às leis de cada região na hora de oferecerem seus apps.

O iPhone é o celular mais usado no mundo e a disponibilização de emuladores nele pode trazer um aumento de visibilidade grande o suficiente para incomodar companhias como a Nintendo. E o resultado disso é algo que os criadores do Yuzu, por exemplo, sabem muito bem. Clique aqui para ler mais a respeito.