Tecnologia

Apple compra startup e aquece rumores sobre IA no iPhone 16

Aquisição da francesa Datakalab pode ser mais um indicativo de que Apple quer IA funcionado diretamente no dispositivo

por João Gabriel Nogueira
Apple compra startup e aquece rumores sobre IA no iPhone 16

A Apple comprou uma startup francesa que trabalha com Inteligência Artificial (IA), chamada Datakalab. A aquisição chama a atenção porque está sendo considerada mais um indicativo de que a maçã quer um sistema de IA no iPhone 16 que não precise da nuvem para funcionar.

Um funcionamento offline desse tipo de tecnologia seria um diferencial interessante para a próxima geração do iPhone, uma vez que o aparelho vai chegar depois de vários de seus concorrentes já oferecerem recursos de IA – com o Galaxy S22 como principal exemplo.

Imagem mostra logo da Datakalab, recentemente adquirida pela Apple.
Fonte: Datakalab

A Datakalab se especializa em compressão de algoritmo e sistemas integrados de IA, justamente para fazer o recurso funcionar de maneira eficiente sem depender da nuvem. Então não é surpresa que isso tem sido considerado um forte indicativo de que rumores anteriores sobre a possível IA do iPhone 16 estejam corretos.

Apple não fala de seus planos para IA, mas aquisições revelam possibilidades

A especulação de que os iPhone 16 terão capacidades de inteligência artificial fora da nuvem começou com uma extensiva análise do Financial Times, que levantou não apenas aquisições recentes da maçã, mas também artigos publicados e abertura de vagas de emprego.

A compra da Datakalab, então, segue na linha do que a empresa já vinha fazendo desde o ano passado para o desenvolvimento de IA em seu próximo celular. Para saber mais, é só clicar aqui.