Android 15 poderá transformar smartphones em verdadeiros desktops [rumor]
Usuários poderão formatar telas livremente
Enquanto o Android 15 não é lançado, novos rumores sobre a nova versão do sistema operacional do Google para mobiles apareceram. Desta vez, testes com a versão beta do SO mostram que o modo desktop promete aprimorar ainda mais a experiência de levar a usabilidade dos smartphones quando conectados em telonas.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Os testes foram feitos pelo pessoal do Android Authority, que explorou o Android 14 QPR3 Beta 2.1, uma versão experimental que antecipa a chegada do Android 15. A partir daqui, eles puderam mover e redimensionar janelas livremente pela telona. Além de fixar essas mesmas janelas em qualquer altura ou posição, podendo abrir apps adicionais enquanto isso.
Acompanhe o vídeo da experimentação abaixo.
Além disso, é possível visualizar um menu central na parte superior da tela. Nele, aparecem o nome do aplicativo, o ícone e três botões para mudar entre três formatos de tela: cheia, dividida e formatação livre.
Android 15 chega neste ano
A função desktop surgiu no Android 10, lá em 2019. Só que, na ocasião, ela era bastante limitada, permitindo apenas conectar um smartphone a um monitor, mouse e teclado, mas sem grandes interações.
Isso porque, a princípio, o recurso não foi exatamente pensado para o usuário final, mas para experimentações dos desenvolvedores de aplicativos, em testes de usabilidade em diferentes tipos e tamanhos de telas.
No momento, o Android 115 está disponível apenas para desenvolvedores. Espera-se que a nova versão do sistema operacional chegue no terceiro trimestre de 2024, entre julho e setembro.