AMD Strix Point aparece como Ryzen 8050 em vazamento do ThinkPad T14
Suposta imagem de divulgação do ThinkPad T14 circula na internet com detalhes do notebook, incluindo possível nome para a APU Strix Point
O próximo notebook ThinkPad T14 da Lenovo pode ser impulsionado por APUs da nova linha ainda não lançada Strix Point, da AMD, segundo aponta vazamento de uma suposta arte promocional do produto. A imagem revela também um nome comercial para os novos processadores: Ryzen 8050.
Como todo rumor, a informação deve ser lida com certo ceticismo, em especial dessa vez que um dos executivos da Lenovo foi à rede social chinesa Weibo dizer que o vazamento está incorreto.
É possível ver na imagem acima uma descrição do novo notebook ThinkPad T14, que inclui duas opções de processadores para ele, das séries Ryzen 8040 e 8050. Os Ryzen 8040 são conhecidos e baseados em Hawk Point, enquanto Ryzen 8050 deve se referir à Strix Point.
São APUs que incluem também núcleos NPU, de processamento neural. Ou seja, mais um produto voltado para surfar na onda da IA que domina o mundo da tecnologia há algum tempo.
Voltando aos detalhes do ThinkPad T14 em si, o texto ressalta que o notebook vai vir com tela de 14” com 400nits de poder de brilho, acompanhado de 64GB de memória RAM DDR5. A imagem fala também de uma tecnologia chamada 3M Dual Brightness Enhancement Films, que ajudaria a economizar bateria sem sacrificar o poder de brilho da tela.
Strix Point deve marcar a estreia da Zen 5
A nova geração de APUs da AMD voltadas para notebooks tem sido o centro das atenções porque vai marcar a estreia dos núcleos Zen 5, que estarão presentes em todos os próximos processadores Ryzen da fabricante.
A estreia dos modelos Strix Point já foi confirmada pela própria marca para o final de 2024, então vazamentos como este devem ficar cada vez mais frequentes até começarem os anúncios oficiais. Leia mais a respeito clicando aqui.