AMD Strix Halo vai ser capaz de competir com RTX 4070 mobile [rumor]
Vazamentos de benchmark apontam que Strix Halo vai marcar um novo segmento "ultra-high-end" para APUs da AMD
A próxima geração de APUs da AMD baseadas em núcleos Zen 5 pode marcar a estreia de um novo segmento de performance para a fabricante com o modelo de codinome Strix Halo. Segundo os rumores, esses processadores terão 16 núcleos Zen 5, em dois CCDs.
As informações vêm dos fóruns Chiphell, organizadas pelo VideoCardz. O site afirma que as novas APUs “ultra-high-end” seriam uma resposta aos poderosos chips Apple M. De acordo com os boatos, a AMD prepara duas versões do Strix Halo, uma com 16 núcleos e 40 CUs (Compute Units), e a outra com 12 núcleos e 32 CUs.
Supostos resultados do benchmark TimeSpy, da 3DMark, mostram que o modelo com 12 cores é capaz de competir com uma RTX 4060 mobile, enquanto a versão de 16 cores conseguiria fazer frente a uma RTX 4070 para notebooks. Em outros testes as APUs da AMD ficam mais abaixo das GPUs da Nvidia.
Essas são as especificações completas que atualmente aparecem em vazamentos (não oficiais) para a Strix Halo de 16 cores:
- Socket: FP11
- CPU: 16x Zen 5 (2x CCD)
Node: TSMC N4X
Clock: Até 5,8GHz no boost
Tamanho do die: 80 a 85mm² - GPU: 40 CUs RDNA 3.5
Node: TSMC N4P
Clock: Até 3,0GHz no boost
Tamanho do die: 200mm² - NPU: 40 a 50 TOPS
- Memória: 256bit LPDDR5X
- TDP: 45 a 150 / 175W
Não confunda Strix Halo com Strix Point
Os codinomes de processadores ainda não lançados podem causar confusão, especialmente quando as informações ainda estão na fase de rumores. As supostas APUs Strix Halo marcam um novo segmento de preço e performance para a AMD, diferente das Strix Point que já estão dentro do esperado.
Os modelos descritos neste post têm lançamento previsto para o ano que vem, enquanto a fabricante já confirmou que as primeiras APUs Strix Point chegam ainda em 2024. Leia mais aqui.