AMD revela vulnerabilidades em chips Zen; atualize seu BIOS
Processadores Ryzen até a quarta geração são afetados pelas vulnerabilidades, nem todos têm correção ainda
A AMD revelou quatro vulnerabilidades severas que podem afetar seus processadores Ryzen. Produtos desde a primeira geração até a Zen 4 são suscetíveis a pelo menos uma ou mais das fragilidades, e um update de BIOS é altamente recomendado nesses sistemas.
As quatro falhas de segurança acontecem em torno da interface SPI, que comunica a CPU com sua placa-mãe. A AMD informa que hackers podem explorá-las para criar ataques de DDoS, escalar privilégios ou – o pior – fazer o PC executar códigos arbitrários, o que tem potencial para praticamente qualquer ação no computador.
A severidade da vulnerabilidade é definida pelo seu potencial de causar estrago, não pelas chances dela ser explorada. Apesar dessas falhas de segurança, o malfeitor precisa ter acesso local ao PC, o que dificulta as chances de ataques remotos.
AMD disponibiliza update de BIOS para corrigir
Usuários de sistemas afetados devem atualizar seu BIOS para garantir a segurança, já que a AMD corrigiu a vulnerabilidade com um patch do AGESA. Nem toda fabricante de placa-mãe atualiza o BIOS tão rápido, no entanto, então é necessário entrar no site oficial da sua placa específica e ver se a atualização com a correção está disponível.
Placas com chipset AM5 parecem ter sido lançadas com a vulnerabilidade já corrigida.
A AMD tem trabalhado bastante na correção de bugs em seus processadores. Até produtos recentes como os Ryzen 8000G não escaparam de problemas no lançamento. Leia aqui!