Apesar de oferta alta da AMD, Nintendo opta pela NVIDIA no Switch 2 [rumor]
Nintendo teria optado pela NVIDIA por questões de retrocompatibilidade
Não é segredo para ninguém que o Nintendo Switch usa uma GPU da NVIDIA. E, ao que parece, o Switch 2 também será alimentado com uma GPU da empresa, embora a AMD tenha se esforçado muito para negociar com a gigante japonesa. Pelo menos é o que aponta um novo rumor sobre o assunto.
A informação surgiu através de fontes próximas à NVIDIA, conforme detalhes no canal Moore’s Law Is Dead, no YouTube. Na ocasião, essas fontes afirmaram que a AMD teria feito uma “oferta avassaladora” para a Nintendo. Só que a dona do Mario não se sentiu tão balançada assim para aceitá-la.
A AMD fez uma oferta gigantesca para a Nintendo, mas acabaram perdendo a aposta.
E nem o pretexto da AMD em equipar o Steam Deck, um dos portáteis mais poderosos da atualidade, teria sido o suficiente para a fabricante japonesa deixar a NVIDIA de lado. Como referência, o Steam Deck usa uma APU da AMD, que combina uma CPU Zen 2 com uma GPU RDNA 2.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
O que teria feito a Nintendo continuar com a NVIDIA (arquitetura Arm nos chips Tegra) seria a questão da retrocompatibilidade. A empresa aparentemente planeja que o Switch 2 seja compatível com games do antecessor sem usar emulação.
Então, mudar para a AMD (arquitetura x86) significaria readaptar a infraestrutura de codificação das placas (APU) para que o novo console fosse capaz de fazer isso. O que, segundo alguns especialistas, seria “extremamente trabalhoso”.
Nintendo Switch 2 pode chegar em 2025
Pouco se sabe, de fato, sobre o Nintendo Switch 2. Até o momento, as principais informações não passam de rumor. Num deles, o videogame tem lançamento marcado para 2025.