Tecnologia

AMD lança série Ryzen 8000 de processadores integrados com IA

Nova família de chips Ryzen 8000 é a primeira com NPU baseada em XDNA para processamento profissional de IA

por João Gabriel Nogueira
AMD lança série Ryzen 8000 de processadores integrados com IA

A AMD lançou nessa semana sua nova série Ryzen 8000 de processadores integrados com IA, voltados para uso profissional. Os novos modelos de chips trazem, pela primeira vez, uma unidade de processamento neural (NPU) baseada na arquitetura XDNA.

São quatro SKUs de produtos com CPUs feitas em 4nm na geração Zen 4 da AMD. Eles contam também com GPUs RDNA 3 para os gráficos e são compatíveis com dual-channel DDR5 5600 para memória RAM. Confira abaixo o line-up completo (tabela organizada pelo Guru3D):

Tabela com os novos processadores da série Ryzen 8000 integrada.
Fonte: AMD

A nova série integrada de processadores Ryzen 8000 suporta até 20 vias do PCIe Gen 4 e é capaz de operar em até quatro displays de 4K simultaneamente, com os codecs de vídeo AV1, H.264 e H.265.

São processadores para uso profissional que são adquiridos já montados em sistemas. Por isso, a AMD está trabalhando com usas parceiras OEM, como Advantech, ASRock e iBASE para oferecer seus produtos.

Não confunda os diferentes Ryzen 8000

Os processadores anunciados nesta semana são integrados, vêm embutidos no sistema e contam com NPUs para processamento de IA em larga escala.

Eles não devem ser confundidos com a linha Ryzen 8000G, anunciada bem antes e voltados para dispositivos portáteis como notebooks. Você pode ler mais sobre esses outros chips clicando aqui.