Tecnologia

AMD investiga possível vazamento de dados roubados por hackers

Grupo hacker IntelBroker afirma estar vendendo grande quantidade de dados da AMD - empresa envolve a polícia na investigação

por João Gabriel Nogueira
AMD investiga possível vazamento de dados roubados por hackers

A AMD investiga um possível ataque hacker que pode ter resultado no vazamento de uma grande quantidade de seus dados confidenciais. As informações foram divulgadas agora que os dados supostamente roubados estão sendo oferecidos à venda na dark web.

Segundo uma postagem do Dark Web Informer (@darkwebinformer) no Twitter, as informações foram obtidas por um grupo que se autodenomina IntelBroker. Elas incluiriam códigos fonte, arquivos proprietários, ROMs, bases de dados, informações financeiras e, como seria de se esperar, detalhes sobre futuros produtos da empresa.

Para piorar a situação, os criminosos digitais teriam obtido também informações privadas a respeito dos funcionários da companhia, como seus endereços de e-mail, nomes completos e números de telefone.

A AMD emitiu uma declaração sobre o assunto para a Bloomberg, dizendo que (em tradução livre):

“Nós estamos cientes de uma organização cibercriminosa alegando estar em posso de dados roubados da AMD.

Estamos trabalhando de perto com oficiais da polícia e uma parceira terceirizada de hosts para investigar as alegações e a significância dos dados.”

Ataque hacker pode estragar a festa da AMD

Se o vazamento de dados for confirmado – e dependendo de sua extensão – ele pode se tornar uma pedra no sapato bem desconfortável no que vinha sendo um ano muito bom para a AMD.

Os lançamentos mais recentes da companhia tem sido muito bem recebidos, com sua nova linha Ryzen AI 300 de APUs sendo um destaque importante para a empresa. O processador no topo dessa linha apareceu roubando a cena com ótimo desempenho em testes de performance, que você pode ler mais a respeito clicando aqui.