Tecnologia

AMD prepara GPU similar à RTX 4080 pela metade do preço [rumor]

Série Radeon 8000 pode deixar AMD fora do segmento mais high-end de placas de vídeo em 2024

por João Gabriel Nogueira
AMD prepara GPU similar à RTX 4080 pela metade do preço [rumor]

Um vazamento sobre a próxima linha de GPUs AMD Radeon 8000 indica que a fabricante vai focar completamente no mercado de entrada e intermediário de placas de vídeo em 2024. O modelo mais forte da linha estaria mirando na performance da RTX 4080, mas pela metade do preço.

As informações vêm do canal MLID (Moore’s Law is Dead) no YouTube, conhecido pelo seu bom histórico de acertar rumores e vazamentos. Conforme explicado no vídeo abaixo, a placa Radeon 8000 baseada em RDNA 4 mais cara ficaria numa faixa de preço entre os US$ 400 e US$ 600, com desempenho similar a uma RTX 4080 ou Radeon RX 7900 XTX.

Isso significaria que a AMD não vai competir em 2024 com modelos mais avançados da Nvidia, como a RTX 4090 ou as novas GPUs “Super“. Isso não significa uma desistência completa do segmento, no entanto. Segundo o vídeo, a AMD até preparava um modelo bem potente de placa, de codinome Navi 4C, mas desistiu porque ficaria cara demais.

Por esse motivo, especula-se que o lado vermelho da força vai apenas “pular” um ano, a fim de conseguir otimizar melhor suas tecnologias e conseguir oferecer um produto de alta performance por preço realmente competitivo antes de voltar a oferecer uma opção muito high-end.

AMD correndo atrás no ray tracing

A concorrente da Nvidia consegue oferecer boas opções de GPU nos segmentos intermediário e de entrada, com preços bem competitivos e performance satisfatória na rasterização. A dificuldade da AMD tem sido na hora do ray tracing, e não é à toa que a Nvidia promove tanto a tecnologia em seu marketing.

Os modelos mais caros de GPUs Radeon não conseguem oferecer o mesmo desempenho em ray tracing das placas RTX, fazendo a AMD sofrer no segmento. Um pequeno “hiato” da faixa super premium de placas de vídeo faz sentido para a fabricante, inclusive não sendo a primeira vez que eles adotam essa estratégia.

Enquanto os usuários esperam por novidades da próxima série de placas Radeon, a linha 7000 atual tem recebido atualizações interessantes de driver, que você pode conferir clicando aqui.