Tecnologia

AMD corrige bug que afeta performance dos novos Ryzen 8000G

Atualização no BIOS vai evitar que APUs da linha Ryzen 8000G percam desempenho por causa de aquecimento

por João Gabriel Nogueira
AMD corrige bug que afeta performance dos novos Ryzen 8000G

As novas APUs da linha Ryzen 8000G da AMD chamam a atenção por sua ótima performance em jogos dispensando a necessidade de uma placa de vídeo. É por isso que a fabricante foi ágil para corrigir um bug afetando justamente o desempenho de seus novos processadores.

O problema aparentemente afetava os modelos Ryzen 8700G e Ryzen 8600G de APUs, devido à tecnologia STAPM. Essa é a sigla para um nome complexo que basicamente significa “gerenciamento de energia com reconhecimento de temperatura”, em tradução livre.

Como os novos processadores usam gráficos integrados, eles são ótimas soluções para notebooks, que precisam economizar espaço. O problema desse tipo de dispositivo são as altas temperaturas atingidas durante o uso intenso – principalmente na jogatina. Os Ryzen 8000G usam o STAPM para reconhecer não apenas a temperatura da CPU, mas do próprio notebook, sacrificando a performance, se necessário, para impedir um superaquecimento.

O problema é que o recurso estava ligado na versão não mobile das APUs Ryzen 8000G, usada em computadores com bem mais espaço para resfriamento e causando perda de performance sem necessidade. A correção já foi disponibilizada, mas não acontece automaticamente, então os usuários precisam baixar e configurar a nova versão do BIOS de suas placas-mãe.

Série Ryzen 8000G chama a atenção na performance

Processadores com GPUs integradas são ótimas soluções para quem busca portabilidade e praticidade, entregando performance plenamente satisfatória para um uso diário e casual do PC ou notebook.

É na hora de jogar que as APUs sofrem um pouco mais, então é por isso que modelos como o Ryzen 8700G chamam a atenção. O processador foi capaz de alcançar a taxa surpreendente de 132 FPS rodando Fortnite! Clique aqui para saber mais.