Tecnologia

AMD confirma que Strix Point vai trazer Zen 5 neste ano

Arquitetura Zen 5 deve fazer sua estreia com os próximos processadores para notebooks da AMD

por João Gabriel Nogueira
AMD confirma que Strix Point vai trazer Zen 5 neste ano

A CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que veremos a estreia da geração Zen 5 de arquitetura de processadores da companhia ainda neste ano. Os primeiros componentes a usar a tecnologia serão as CPUs para notebooks conhecidos como Strix Point.

A declaração foi feita durante um relatório de ganhos para o último trimestre de 2023, onde a AMD comemora um lucro considerável: US$ 669 milhões, um incremento de 3.076% em relação ao ano anterior. Su falou, então, dos novos processadores para manter o ritmo de ganhos:

Strix combina nossa nova geração Zen 5 com gráficos RDNA melhorados e uma engine Ryzen IA atualizada para aumentar significativamente a performance, eficiência energética e capacidades de IA dos PCs. O embalo dos consumidores para o Strix está forte com os primeiros notebooks no caminho para serem lançados mais tarde neste ano.

Imagem mostra roadmap da AMD para seus processadores de notebook, até os Strix Point com Zen 5.
Fonte: AMD

Como mencionado pela executiva, os processadores trazem núcleos Zen 5, mas não foi confirmada a geração RDNA usada na GPU integrada dos componentes. Até o momento, especula-se que será a RDNA 3.5.

Como assim Strix Point com Zen 5? E os Ryzen?

Para quem não acompanha de perto as notícias sobre processadores, a nomenclatura Strix Point pode confundir um pouco. Isso porque o nome comercial das CPUs da AMD é Ryzen.

Strix Point é o nome interno de uma determinada família de processadores, que ainda não ganhou seu nome comercial Ryzen. A Intel faz o mesmo, dando nomes de lagos a cada nova geração de suas CPUs. Os Strix Point com Zen 5 da AMD, por exemplo, vão competir com os Meteor Lake e Lunar Lake da Intel.

E devem competir bem, inclusive, porque Lisa Su declarou que projeta um crescimento ainda maior da renda da AMD para o segundo semestre de 2024.

Falando em processadores para notebooks, a empresa recentemente lançou sua série Ryzen 8000G de APUs, que tem se saído muito bem em testes de benchmark – confira!