AMD confirma que Strix Point vai trazer Zen 5 neste ano
Arquitetura Zen 5 deve fazer sua estreia com os próximos processadores para notebooks da AMD
A CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que veremos a estreia da geração Zen 5 de arquitetura de processadores da companhia ainda neste ano. Os primeiros componentes a usar a tecnologia serão as CPUs para notebooks conhecidos como Strix Point.
A declaração foi feita durante um relatório de ganhos para o último trimestre de 2023, onde a AMD comemora um lucro considerável: US$ 669 milhões, um incremento de 3.076% em relação ao ano anterior. Su falou, então, dos novos processadores para manter o ritmo de ganhos:
Strix combina nossa nova geração Zen 5 com gráficos RDNA melhorados e uma engine Ryzen IA atualizada para aumentar significativamente a performance, eficiência energética e capacidades de IA dos PCs. O embalo dos consumidores para o Strix está forte com os primeiros notebooks no caminho para serem lançados mais tarde neste ano.
Como mencionado pela executiva, os processadores trazem núcleos Zen 5, mas não foi confirmada a geração RDNA usada na GPU integrada dos componentes. Até o momento, especula-se que será a RDNA 3.5.
Como assim Strix Point com Zen 5? E os Ryzen?
Para quem não acompanha de perto as notícias sobre processadores, a nomenclatura Strix Point pode confundir um pouco. Isso porque o nome comercial das CPUs da AMD é Ryzen.
Strix Point é o nome interno de uma determinada família de processadores, que ainda não ganhou seu nome comercial Ryzen. A Intel faz o mesmo, dando nomes de lagos a cada nova geração de suas CPUs. Os Strix Point com Zen 5 da AMD, por exemplo, vão competir com os Meteor Lake e Lunar Lake da Intel.
E devem competir bem, inclusive, porque Lisa Su declarou que projeta um crescimento ainda maior da renda da AMD para o segundo semestre de 2024.
Falando em processadores para notebooks, a empresa recentemente lançou sua série Ryzen 8000G de APUs, que tem se saído muito bem em testes de benchmark – confira!