Tecnologia

Conexão 6G comercial deve chegar só em 2029, aponta pesquisa

Previsão é de 290 milhões de usuários até 2030

por Andrei Longen
Conexão 6G comercial deve chegar só em 2029, aponta pesquisa

Começam a sair as primeiras previsões do 6G, a próxima geração das conexões mobile. Segundo uma pesquisa da Juniper Research, o 6G em escala comercial só deve aparecer lá para 2029. Além disso, espera-se que o número de usuários alcance 290 milhões no ano seguinte (2030).

Para a firma, a adoção da nova padronização deve seguir exatamente como aconteceu na geração atual (5G) e nas anteriores. Ou seja, num primeiro momento, em grandes centros urbanos com alta demanda de pontos de acesso. E, depois, para cidades menores e países com menor absorção de tecnologia.

Avanços prometidos pelo 6G

Entre os principais diferenciais prometidos da nova geração do padrão XG na telefonia móvel estão:

  • Velocidade de download estável na casa dos 1 Tbps
  • Latência abaixo de 1 ms (milissegundo)
  • Frequências de até 1 THz

Isso significa que será possível transferir quantidades absurdas de dados numa velocidade extremamente alta. E com quase nenhum atraso entre a fonte e destino.

E, para além do usuário final, o 6G deve beneficiar não somente o usuário comum, mas também permitir uma série de aplicações até então restritas ou impossíveis. Exemplo: cirurgias complexas remotas e comunicações holográficas.

Até lá, o 5G segue se expandindo e se consolidando como a atual geração das conexões mobile. Atualmente, ele está disponível para mais de 140 milhões de usuários no Brasil.