Recorde: conexão 6G alcança 100 Gbps de velocidade estável em testes
Duas etapas no teste: em ambiente externo e interno
Um novo recorde acaba de ser conquistado com o 6G, a próxima geração da conexão mobile de internet. No Japão, um consórcio de empresas de telecomunicações criou um dispositivo protótipo o capaz de medir a velocidade média da tecnologia. E, após testes contínuos, conseguiram atingir estáveis 100 Gbps.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A velocidade de 100 Gbps (gigabit por segundo) foi conquistada usando uma distância de 100 metros entre dois pontos de conexão (entre a origem do sinal do 6G e o ponto do receptor dele). O resultado é cerca de 20 vezes melhor do que a média da velocidade do 5G atualmente. As empresas participantes do consórcio são a NTT DOCOMO, NEC Corporation, NTT Corporation e Fujitsu.
Testes do 6G foram feitos em duas etapas
Para chegar a este resultado, os testes com o 6G foram feitos em duas etapas de verificação. Numa delas, em ambiente interno fechado, usando uma banda de transmissão / recepção de 300 GHz. Na outra, já em ambiente externo desprotegido, usando uma banda transmissão / recepção de 100 GHz.
Especula-se que o 6G seja comercialmente disponibilizado até 2029. A chegada da tecnologia à empresas e públicos pode garantir uma série de facilidades na vida cotidiana dos usuários, como a reprodução de vídeos em streaming na qualidade ultra-HD, controle em tempo real de carros autônomos, cirurgias complexas a distância e aprimoramento das telecomunicações.