Tecnologia

5G está disponível em apenas 10% do tempo de internet dos brasileiros

Pesquisa da OpenSignal mostrou que, mesmo com aumento da cobertura, a disponibilidade do 5G continua baixa no Brasil

por João Gabriel Nogueira
5G está disponível em apenas 10% do tempo de internet dos brasileiros

Os brasileiros que usam celulares compatíveis com 5G estão aproveitando o sinal dessa rede apenas durante 10% do tempo que passam conectados, em média. Foi essa a conclusão da OpenSignal, depois de conduzir uma pesquisa para ver a disponibilidade e acessos da nova geração da rede móvel no Brasil.

A operadora com o melhor resultado na disponibilidade do 5G foi a Tim, oferecendo o sinal durante 11,1% do tempo. A Claro ficou em segundo com 10,2% do tempo e a Vivo por último, com 7,1%.

Gráfico com a disponibilidade do sinal do 5G (em porcentagem) para cada operadora.
Fonte: OpenSignal

A empresa também calculou a qualidade da conexão em diferentes experiências do usuário em seu smartphone pela internet. A Tim ficou na frente com vídeos (seja por streaming ou on demand), enquanto a Vivo saiu na frente em velocidade de download e upload pelo 5G. A Claro levou a melhor quando o assunto foi jogos online:

Gráficos com a experiência de usar 5G em jogos para cada operadora.
Fonte: OpenSignal

5G ainda engatinha, mas outras redes se saem melhor

A conexão 5G alcança cada vez mais cidades no Brasil com a expansão de sua área de cobertura, mas podemos ver que a disponibilidade não está das melhores. Entre os motivos para isso constam o fato de que nas cidades onde o sinal existe, ele não alcança todos os bairros, além da baixa penetração das ondas desse tipo de rede, por elas terem alta frequência. São necessárias mais antenas para garantir uma disponibilidade mais confiável.

Gráficos com a disponibilidade de sinal em todas as gerações da rede móvel, por operadora.
Fonte: OpenSignal

As outras gerações da rede móvel pelo menos estão disponíveis com uma porcentagem bem mais interessantes aos brasileiros. Uma média abrangendo todas as gerações – 2G, 3G, 4G e 5G – ficou acima dos 95% para todas as operadoras, com a Tim se mantendo ainda um pouco à frente.