Review

Warhammer 40.000: Space Marine 2: vale a pena?

Titus ressurge em sua melhor forma e deve combater uma ameaça ainda maior na galáxia; e para isso ele literalmente terá menos tempo

por André Custodio
Warhammer 40.000: Space Marine 2: vale a pena?

Treze anos após o lançamento de Warhammer 40.000: Space Marine, o comandante Demetrian Titus retorna para o centro da ação. Mais maduro e mais preparado, e está pronto para arriscar sua vida em uma última ofensiva da humanidade contra os Tirânidos.

“Nada que você diga pode me desviar do caminho da honra — ou me impedir de vingar meus irmãos de batalha.” É com esse pensamento que o lendário soldado parte para o combate em Warhammer 40.000: Space Marine 2, como exemplo a ser seguido.

Mas será que essa versão de Titus merece toda a glória ou ficaria apenas com uma parte dela? Vem com a gente conferir a análise completa de um dos mais aguardados jogos para este segundo semestre de 2024.

Preso por corrupção, Titus tem uma nova chance

Durante a Era do Império Sombrio no 42º milênio, o Imperador inicia uma campanha para recuperar mundos perdidos e resgatá-los à beira do colapso. No entanto, quando a missão progredia bem, uma raça conhecida como Tirânida emerge em grande número.

Com o propósito de consumir toda a biomatéria do espaço, os alienígenas surgem como uma ameaça sem precedentes, exigindo que a aliança liberte Titus de sua prisão. Isso porque o combatente foi acusado de corrupção e heresia, mesmo resistindo aos poderes do Caos.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Agora, sob uma penitência autoimposta, ele assume um objetivo de alto risco como um Fuzileiro Primaris. Mais forte, mais alto e mais resiliente, o herói se torna peça-chave para acabar com uma conspiração de antigos inimigos e evitar o sucesso dos novos.

Warhammer 40.000: Space Marine 2 é um game de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Focus Entertainment. O título contém componentes online e offline, permitindo que toda a campanha, de cerca de 8h de duração, seja concluída com até dois amigos.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Enquanto isso, modos multiplayer estendem a vida útil do game, mas de forma nunca vista no arco: com modos alternativos, opções de personalização e sistema de progressão para Space Marines e equipamentos.

Além disso, Warhammer 40.000: Space Marine 2 possui localização em português do Brasil para menus e textos. Opções de acessibilidade permitem tornar a experiência de interface mais suave e impedem impactos negativos por línguas estrangeiras.

Campanha cinematográfica e frenética

A aventura “single-player” de Warhammer 40.000: Space Marine 2 é extremamente charmosa. Baseada na guerra contra os Tirânidos, ela acompanha toda a missão de Titus enquanto confronta duas batalhas: uma contra os alienígenas e outra contra membros do Caos.

Para novatos na franquia, a história principal é muito confusa e cheia de referências ao game anterior. Como o primeiro Space Marine foi lançado há 13 anos e não há recapitulação nesta sequência, é muito fácil se perder logo nos momentos iniciais da trama.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Com o tempo, alguns pontos são esclarecidos, mas vários seguem sem o desenvolvimento adequado. Mas felizmente, esses aspectos são mascarados por uma excelente cinematografia, em especial quando se trata da ambientação.

A progressão em Warhammer 40.000: Space Marine 2 é muito simples: mapas lineares com armas, munições e ferramentas espalhadas por cantos, assim como algumas vias secundárias para quem deseja coletar dados de lore.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Enquanto isso, Titus é acompanhado por dois Space Marines: Chairon e Gadriel. Controlados por IA ou por amigos via multiplayer online, eles possuem ótimos arcos narrativos e contribuem substancialmente para o desenrolar da história.

Há modos de dificuldade (a padrão já é bem desafiadora) e opções de loadout no forte seguro. Porém, o destaque fica mesmo para o conceito e para a jogabilidade, que combinam muito bem com a proposta do game.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Warhammer 40.000: Space Marine 2 tem um gunplay brutal e dinâmico, com muita violência gráfica e sensação de peso — tanto pelas armas quanto pela armadura. Tudo isso, aliado ao incrível uso dos recursos do DualSense, deixa a experiência ainda mais sólida.

Titus também é capaz de realizar esquivas, parry, contra-ataques fatais e finalizações no estilo DOOM. Em alguns trechos da aventura, ele ganha acesso a um propulsor que o permite planar, dar saltos e atacar inimigos de cima com uma queda muito estilosa.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

A campanha inclui batalhas contra chefes, combate contra hordas absurdas de Tirânidos (na casa das centenas), cenários destrutíveis e ambientações com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Além disso, a performance a 60 FPS ajuda muito no deleite visual.

As animações e expressões faciais in-game carecem um pouco de polimento, mas as CGIs de Warhammer 40.000: Space Marine 2 são muito bonitas. A Focus Entertainment também realizou um belo trabalho técnico com design dos personagens, iluminação e sombras.

Modos online são a sobrevida

Como a campanha de Warhammer 40.000: Space Marine 2 é bastante curta, a sobrevida do game fica nos modos online. A história principal pode ser jogada com amigos, mas a repetição deve apresentar insuficiência após poucas tentativas.

Além dela, há um segundo modo cooperativo, intitulado Operações, que permite ver a história por outras perspectivas. Essas missões ocorrem em tempo real com as aventuras de Titus e mostram o “lado alternativo” da ação, agora sob novo protagonismo.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

Já os competitivos são 3: Annihilation, Seize Ground e Capture & Control. Todos se baseam em partidas 6v6 e oferecem a seleção entre seis classes distintas, com personalização livre do avatar de jogador e dos equipamentos.

Em nossos testes, houve uma certa dificuldade para encontrar salas devido às restrições do pré-lançamento. Porém, as oportunidades que funcionaram trouxeram momentos divertidos e dinâmicos, apesar do balanceamento ainda ser algo questionado.

Warhammer 40.000: Space Marine 2: vale a pena?

Experiência focada na jogabilidade, Warhammer 40.000: Space Marine 2 é uma aventura consistente que faz justa ao conceito narrativo frenético. Com grandes momentos cinematográficos e um tiroteio de primeira, o título é um belo projeto de última geração.

A campanha curta e a história excessivamente complexa podem atrapalhar um pouco a jornada de entusiastas do single-player, mas a possibilidade de experimentar a trama do início ao fim ao lado de amigos traz aquele ar fresco de maior dinamismo.

Enquanto isso, a comunidade online certamente se divertirá, tanto na história principal quanto nos vários modos competitivos, que incluem vastos elementos de personalização e opções de progressão exclusivas do multijogador.

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Fonte: André Custodio

No geral, Warhammer 40.000: Space Marine 2 é um game robusto e repleto de conteúdos, sendo uma aventura muito atraente e com o conceito único da lendária franquia. Seu preço de R$ 349,90 pode ser um pouco salgado, mas não pesará no bolso de fãs de jogo online.

A nova missão do icônico Demetrian Titus já está disponível para PS5, Xbox Series e PC.

Veredito

Warhammer 40.000: Space Marine 2
Warhammer 40.000: Space Marine 2

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Focus Entertainment

Jogadores: 1 a 3

Comprar com Desconto
81 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Ótima estabilidade gráfica
  • Localização em português do Brasil para menus e legendas
  • Campanha intensa e cheia de momentos cinematográficos
  • Tiroteio viciante e muito cadenciado
  • Cenários lindíssimos com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo
  • Excelente design dos personagens
  • Vários modos cooperativos e competitivos
  • Uso dos recursos do DualSense merece elogios
Desvantagens
  • História pouco convidativa para novatos
  • Problemas no polimento
  • Campanha curta e muito linear
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.561
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.