Review

Volante Logitech G923 Trueforce: vale a pena?

O volante da Logitech traz uma nova tecnologia de force feedback

por Pedro Sciarotta
Volante Logitech G923 Trueforce: vale a pena?

O volante Logitech G923 Trueforce é o novo lançamento da marca para os amantes de jogos de corrida no PS4 e no PC. O modelo é similar ao G29, o modelo anterior da empresa, mas com uma novidade: o “Trueforce”, uma nova tecnologia de force feedback que promete mais realismo ao se conectar com os sistemas de física do jogo. E aí, será que vale o investimento? 

Não há como negar: o mais legal de se usar um volante nos jogos de corrida é o force feedback – a resposta às ações que acontecem na tela. Os volantes de alto desempenho possuem um motor e uma tecnologia que calculam as forças físicas do jogo e traduzem isso em vibrações, resistência e impacto. O force feedback é a simulação física do que acontece no ambiente virtual. Nesse quesito, o G923 cumpre seu papel com excelência ao aumentar o grau de imersão de forma considerável.

A novidade, no entanto, é o Trueforce, uma nova tecnologia de force feedback. Segundo a Logitech, o Trueforce se conecta aos mecanismos de simulação e física do jogo para produzir respostas melhores no force feedback, enquanto as tecnologias anteriores simplificavam a física dos games.

Atualmente, a tecnologia do Trueforce está disponível em três jogos: Gran Turismo Sport, Grid (2019), Assetto Corsa Competizione. Testamos o volante em Gran Turismo Sport e em um jogo de F1 mais antigo, em que o Trueforce não está disponível. Não sentimos muita diferença – a sensação é que o force feedback do Logitech G923 funciona muito bem em ambos os jogos –, então as particularidades do Trueforce talvez sejam sutilezas que só possam ser sentidas por quem é bastante especialista em jogos de corrida.

Confira nosso review completo em vídeo do volante Logitech G923 Trueforce:

Veredito

Logitech G923 Trueforce
Logitech G923 Trueforce

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Logitech

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
90 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Force Feedback de primeira
  • Imersão nos jogos de corrida
  • Estrutura sólida
Desvantagens
  • A tecnologia Trueforce pode ser imperceptível e ainda está disponível em poucos jogos