Review

Top Racer Collection: vale a pena?

É hora de revisitar os clássicos de Top Gear na atual geração!

por Jean Azevedo
Top Racer Collection: vale a pena?

Uma verdadeira viagem no tempo. Pisando fundo e acelerando para revisitar quatro games da franquia Top Gear de uma única vez. É isso o que Top Racer Collection traz para o PS5, mantendo a essência dos tão clássicos game intacta, mesmo em uma geração de consoles muito mais moderna.

Mesmo com tecnologias de ponta para entregar gráficos super realistas, o port não optou por seguir esse caminho. Sem grandes inovações no gameplay, o título tem o suficiente para manter a chama dos fãs acesa em uma geração muito distante de quando ele estreou.

Como é jogar Top Gear no PS5?

Top Racer Collection para PS5 é uma viagem nostálgica, e é aqui que está o principal apelo da proposta, trazendo de volta memórias de corridas emocionantes e a mesma trilha sonora marcante do original. Esta coleção inclui quatro jogos, e o quarteto está no mesmo patamar de qualidade.

Para iniciar a jornada em um deles, basta selecioná-los no primeiro menu que é apresentado ao iniciar o jogo. Para começar as sessões é bem simples. Basta escolher o modo, o modelo do veículo, e pronto: começa a corrida daquele jeitinho que você cresceu assistindo, jogando ou sonhando em ter no seu console novamente.

Top Racer Collection foto do menu com três carros
(Fonte: Jean Azevedo/MeuPS)

Ainda sobre a nostalgia, para muitos jogadores, Top Gear foi uma parte integral de sua infância. Nesse pacote, as pistas, incluindo as da América do Sul, continuam marcando presença, então, ponto positivo por fazer o mínimo: não tirar conteúdo!

Foto da escolha de pistas no Top Racer Collection
(Fonte: Jean Azevedo/MeuPS)

O port consegue respeitar isso sem trazer mudanças profundas no gameplay e deixando o jogo mais vivo e colorido, mas assim como as demais coletâneas, ainda precisa apelar com fundos genéricos para completar o espaço de tela.

No geral, o port é bem feito para as plataformas de atual geração. Os jogos funcionam perfeitamente no PS5, mesmo não tirando proveito de recursos com o DualSense. Ao menos o carregamento rápido marca presença, fazendo você esperar pouquíssimo tempo para entrar em ação.

Seguindo com as novidades, curtimos também a implementação do modo online. Isso permite que os jogadores compitam contra outros ao redor do mundo, contudo, como recebemos o código de forma antecipada, encontramos poucas salas para nos juntarmos. Essa opção dependerá do engajamento dos fãs para se manter de pé.

Com os quatro jogos fazendo parte do pacote, o gameplay manteve a mesma proposta dos games originais em Top Racer Collection. As pistas têm curvas fechadas, podem diminuir o número de faixas disponíveis para trafegar a cada acelerada.

Ainda por cima, as mecânicas de racionamento de combustível e necessidade de parar no pitstop se mantiveram. A aceleração é acionada no Δ e o “boost” (ou nitro, como quiser) é ativado no O.

É diferente para se acostumar na primeira corrida, mas rapidamente nos readaptamos em relação a outros que usam o R2 ou o X para a função.

E é a partir deste ponto que a nostalgia deixou a desejar

Top Racer Collection para PS5 não é 100% perfeito. Os jogos ainda funcionam melhor acionando os comandos pela seta do que no analógico. Talvez seja um efeito causado pela memória de ter se divertido em controles mais antigos, contudo, a responsividade e a exatidão dos movimentos não foi bem reproduzida e carece de precisão nos analógicos.

O segundo ponto negativo é que, embora os gráficos tenham sido aprimorados, alguns aspectos visuais poderiam ter sido melhorados. A sensação de alta velocidade ainda pune o jogador que está na frente, deixando as curvas um pouco mais perigosas do que deveriam ser e dificultando a abertura de uma maior distância dos outros competidores.

Top Racer Collection: vale a pena?

Top Racer Collection para PS5 é uma adição valiosa à biblioteca de qualquer fã de jogos de corrida. Apesar de seus pontos negativos, os pontos positivos superam em muito, fazendo do port, que é muito bem feito, um must have na biblioteca. 

Assim como no game original, o game continua entregando diversão e momentos tensos durante as corridas. Terem mantido a trilha sonora que marcou época também é algo a ser ressaltado. Dito isso, se você é fã de Top Gear, vá dentro!

Veredito

Top Racer Collection
Top Racer Collection

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: QUByte Interactive

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
77 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Port não apela somente para nostalgia e tem qualidade
  • Manteve elementos originais de maneira natural
  • Trilha sonora continua impecável
  • Leva um grande clássico para mais gerações conhecerem
Desvantagens
  • Controles não ficaram tão precisos no analógico
  • Poderia ter outras melhorias visuais
Jean Azevedo
Jean Azevedo
Redator
Publicações: 9.141
Jogando agora: EA Sports FC
"Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story" — Hamilton.