Review

Super Mega Baseball 4: vale a pena?

Super Mega Baseball 4 é um daqueles jogos que resgatam a diversão do esporte; confira a análise completa!

por Thiago Barros
Super Mega Baseball 4: vale a pena?

Em um tempo muito, muito distante, a gente se divertia com os jogos de esportes. O foco não era ter o melhor time, comprar melhores jogadores. Licenças? Uniformes? Realismo? Ninguém ligava tanto pra isso. E Super Mega Baseball 4 é um daqueles games que tornam sua experiência assim, mais old school.

Com o membro do Hall da Fama do Beisebol David “Big Papi” Ortiz como o primeiro atleta de capa da franquia, Super Mega Baseball 4 conta com mais de 200 lendas do beisebol, como Babe Ruth, Hank Aaron, Jose Bautista, Randy Johnson e mais. A ideia é misturar essa galera em equipes fictícias com gráficos cartunescos e deixar a bola rolar. Ou voar.

Confira abaixo os principais destaques de Super Mega Baseball 4:

  • Lendas do Baseball: Mais de 200 lendas do baseball estão integradas a Super Mega Baseball 4, ao lado dos amados personagens de Super Mega Baseball. Jogue em uma liga de lendas do baseball com times organizados por época ou misture as coisas com o Shuffle Draft, um novo recurso que permite selecionar Legends e Super Mega-All Stars para criar uma lista única.

  • Novas plataformas & Crossplay: Super Mega Baseball 4 está se expandindo para PlayStation 5 e Xbox Series X|S pela primeira vez, incluindo crossplay em Pennant Race e Online Leagues nas novas plataformas, bem como para PlayStation®4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

  • Principais solicitações da comunidade: Desde o novo recurso Shuffle Draft, inspirado na mecânica deckbuilding, até características de jogador expandidas e um novo sistema de química de equipe que adiciona uma nova camada de estratégia, dezenas de atualizações solicitadas pelos fãs – passeios e corridas automáticas, atletas bidirecionais, bullpens expandidos, pools de free agents personalizáveis e muito mais – foram combinadas para adicionar uma nova profundidade de jogo.

  • Visuais: Experimente o baseball autêntico e cinematográfico, alimentado por novas câmeras, animações de cena e iluminação, que proporcionam um ambiente realista em todos os estádios.

  • Áudio: Nova torcida, narração e áudio foley dão ao áudio, durante todo o jogo, uma grande atualização do home plate para as arquibancadas. Além disso, os jogadores e jogadoras ficarão imersos nos sons do baseball com uma trilha sonora totalmente nova, com músicas originais e licenciadas.

Mas o que tudo isso significa? Diversão!

Super Mega Baseball 4: vale a pena?

A experiência com Super Mega Baseball 4 é para quem quer brincar. A jogabilidade é bacana, mas não se compara ao realismo de MLB The Show, por exemplo. E tudo bem. A proposta não é essa. O negócio é arremessar, rebater e se divertir.

Super Mega Baseball 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Super Mega Baseball 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O único ponto negativo desse aspecto é no pitching. Arremessar a bola consiste em um minigame onde você precisa arrastar rapidinho uma espécie de mira até o local onde a bola vai ser direcionada. É difícil de pegar e, honestamente, poderia ser melhor.

Tirando isso, o gameplay é simples de pegar – obviamente, desde que você entenda do esporte – e conforme o jogador progride, tudo vai ficando ainda mais legal. Há conteúdos a serem desbloqueados e evoluções bem interessantes que podem ser feitas.

São vários modos de jogo pra aproveitar, e o que mais chama a atenção é a possibilidade de criar uma franquia e fazer até um Fantasy Draft, onde é possível ir escolhendo novamente os jogadores de cada time e dar uma chacoalhada no padrão dos elencos.

Super Mega Baseball 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Super Mega Baseball 4 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Tudo isso acontece com uma bela apresentação. Os gráficos estão bem bacanas (para o estilo, claro) e o jogo ganhou muito no aspecto ambientação. Trilha sonora, cenários e os próprios jogadores estão feitos corretamente e criam um bom senso de imersão.

Se formos ser completamente sinceros também, outro ponto de destaque do game é fazer com que o baseball não seja tão longo. Suas partidas são muito mais rápidas do que as da vida real, e dos simuladores, o que torna tudo mais dinâmico.

Infelizmente, porém, não há um trabalho de localização para o Brasil, e jogar online também não é lá das tarefas mais fáceis, porque o público do game por aqui, provavelmente, é pequeno. De qualquer forma, isso não tira o brilho do jogo.

Super Mega Baseball 4
Super Mega Baseball 4

Algo que também não é tão bom é o fato de o jogo ter pequenas demoras de carregamento, especialmente quando se faz algum tipo de customização e navega-se em alguns menus – como o de jogadores na Franquia, por exemplo. Isso precisa ser otimizado no futuro.

Mas, no fim das contas, Metalhead fez o que costuma fazer de melhor com Super Mega Baseball 4, e a EA Sports parece que tem mais uma franquia bacana para trabalhar. Super nichada, é claro, mas de qualidade.

Veredito

Super Mega Baseball 4
Super Mega Baseball 4

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gameplay prático e divertido
  • Diferentes modos de jogo
  • Variedade de lendas é bem interessante
  • Melhor apresentação da franquia até hoje
Desvantagens
  • Sistema de pitching poderia ser melhor
  • Jogos online acabam travando um pouco
  • Não tem localização para o Brasil
  • Menus podem demorar mais do que o normal
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 5.950
Jogando agora: Silent Hill 2
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.