Review

Star Wars Squadrons: vale a pena?

Título é uma experiência extremamente imersiva que pode agradar até quem não é fã da saga

por Thiago Barros
Star Wars Squadrons: vale a pena?

Até mesmo quem não é fanático por Star Wars sente um leve arrepio ao ouvir a Marcha Imperial tocando e o texto, em amarelo, subindo pela tela preta. Agora, imagine isso com um óculos de realidade virtual, entrando numa nave espacial e encontrando com Darth Vader. É exatamente o que Star Wars Squadrons proporciona.

Infelizmente, a experiência é bem curtinha, e a história não é das mais memoráveis, mas mesmo assim, se você tem um PSVR, vale muito investir no game. Mesmo com o preço alto e a alta probabilidade de você enjoar, pelo menos um pouquinho, enquanto estiver voando por meio do espaço sideral.

A premissa é simples: você assume o papel de dois pilotos, um de cada lado da famosa guerra galáctica de Star Wars. Os eventos de Star Wars Squadrons são depois da Batalha de Endor, com o Império e a Nova República, criada pela Aliança Rebelde, seguindo a sua eterna batalha. E é bem bacana participar um pouquinho de cada lado dessa disputa.

Voando alto!

De um lado, Lindon Javes, que deixou o Império para trás e agora comandante da Nova República. Do outro, Terisa Kerrill, comandante do Esquadrão Titã do Império. Cada um tem suas próprias características, mas a história envolve os dois numa batalha em uma iniciativa chamada Projeto Starhawk.

Star Wars: Squadrons Análise - Gamereactor

A história se desenrola, mas está longe de ser o mais legal do jogo. O principal é mesmo o gameplay. É um jogo de realidade virtual com naves no universo de Star Wars. Não precisa dizer muito. Isso compensa a falta de carisma dos personagens, a narrativa rasa e sem muita participação dos jogadores e a duração curta da campanha.

A variedade das naves, os menus sendo no próprio painel delas, os combates de ambos os lados, a variedade de inimigos, as jornadas no meio do espaço em busca de um objetivo, os variados cenários e até as diferentes possibilidades de modo de jogo agradam. É satisfatório demais participar de um combate intenso nesse clima.

Coloque o seu PSVR e um fone de ouvido, pegue o seu DualShock e você vai se sentir como num simulador da Disney – ou até mais imerso, porque lá você, literalmente, só assiste. Aqui, você assistirá bastante, mas consegue transformar isso em participação direta nas coisas. E é extremamente divertido.

EA anuncia Star Wars: Squadrons para o dia 2 de outubro - game-on - ACidade ON

O grande problema, obviamente, é a questão dos enjoos. Sim, você vai suar e se sentir um pouquinho mal. Não dá para ficar jogando do mesmo jeito que se joga “só” no PS4. Meia horinha já basta. Vai dar aquele embrulho no estômago. Especialmente porque pegar o jeito certinho de controlar a nave não é tão fácil.

O Modo História, inclusive, é ótimo para treinar e dominar os controles de Star Wars Squadrons antes de se aventurar no multiplayer – que será bastante atrativo para muita gente. São até 10 jogadores em batalhas alucinantes com as naves do universo de Star Wars. Não precisa falar muito mais do que isso, né?

Star Wars: Squadrons preview: chaotic, exhilarating, and very difficult - The Verge

E todo esse clima acontece em meio a uma ambientação bem interessante. O visual dos cenários, seja de locais citados ou novos, é muito bacana. Os detalhes das naves também, e até os personagens. Para o padrão que estamos acostumados ao PlayStation VR, ele está lá em cima com alguns dos principais games já lançados para a plataforma nesse aspecto.

Star Wars Squadrons: vale a pena?

Star Wars Squadrons vale, sim, a pena – mas talvez seja melhor esperar uma promoção. Ele custa R$ 199, em um período onde todos já estão pensando no PlayStation 5, e realmente é um game que fica muito mais atrativo somente para quem tem um PSVR.

O principal diferencial é, de fato, “estar” dentro do cockpit das naves. Sentir essa imersão – e até os enjoos! Sem isso, ele é um game bem básico, com só oito-dez horas de duração, e que não justifica o investimento. O multiplayer é bacana, os gráficos são legais e, claro, é Star Wars, né? Mas espere um pouquinho, pelo menos por agora.

No geral, o gameplay é bom, a ambientação também, e a história, apesar de não muito atrativa, é ok. Por isso, merece a sua atenção. Só que com um preço mais em conta, que talvez venha numa Black Friday ou no Natal.

Veredito

Star Wars Squadrons
Star Wars Squadrons

Sistema: PS4

Desenvolvedor: EA

Jogadores: 1-10

Comprar na Amazon
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Ambientação incrível
  • Gameplay bem redondinho e divertido
  • Imersão com o PSVR é impressionante
  • Uma história completamente original
Desvantagens
  • Duração extremamente curta na história
  • Você pode (deve) enjoar bastante
  • História não prende tanto quanto poderia/deveria
  • Preço alto pode afastar muita gente