Review

Spelunky 2: vale a pena?

Título apresenta melhorias em relação ao antecessor e tem um gameplay refinado

por Raphael Batista
Spelunky 2: vale a pena?

Spelunky 2 vai além do seu antecessor e torna as sessões mais punitivas. Não trata de ser um “Dark Souls em 2D”, mas a dificuldade do título é algo possível somente através do seu formato em si.

Claro, a sensação de recompensa é ainda mais satisfatória ao completar os níveis, mas há um grande risco nisso: muitos irão se distanciar do jogo.

Ame ou odeie Spelunky 2, não há espaço para meio termo.

Afinal, sobre o que é Spelunky 2?

Spelunky 2 até tem uma narrativa. A exploradora Ana vai atrás de seus pais anos após ambos desaparecerem em uma caverna. Mais três parceiros acompanham a heroína, mas nenhum deles possui habilidades próprias e funcionam apenas como “skins diferentes da Ana”.

1

Não que o jogo esteja preocupado em um storytelling convincente, mas a premissa original é justamente chegar ao fim da caverna para desvendar os mistérios e, bem…sobram mais perguntas do que respostas.

Vale o reforço: Spelunky 2 está mais preocupado mesmo no gameplay e, isso, ele faz muito bem.

2

Faca na caveira

Spelunky 2 pode ser definido como “um roguelike raiz” e não facilita em nada. Os mapas gerados aleatoriamente são muito diferentes um do outro, impossibilitando qualquer memorização. Isso por si só já é um grande desafio.

O objetivo em todos os níveis é simples: descer o mais fundo possível até chegar a uma porta que leva para o próximo cenário. São 8 “mundos” diferentes até o chefão final e, como um roguelike raiz, não há checkpoints, pontos de carregamento, viagem rápida ou qualquer coisa do tipo. É preciso começar e terminar o game em apenas uma ida.

3

Na exploração, os jogadores podem explodir os caminhos para coletar joias preciosas, trocando-as por itens com o mercador que aparece aleatoriamente nas partidas. Vale lembrar que os equipamentos ou melhorias compradas só funcionam até o jogador morrer. Depois disso, tudo volta ao zero e é preciso recomeçar a campanha inteira.

Os personagens de Spelunky 2 possuem uma quantidade limitada de dano, podendo ser melhorada ao ajudar o seu amigo cachorro no jogo. No entanto, o game é especialista em criar inimigos ou armadilhas extremamente complicadas.

4

É muito comum você levar uma flechada nas costas porque não percebeu a armadilha logo antes de começar a andar ou, então, receber um dano de um inimigo que possui uma movimentação variável.

Frustra um pouco a sensação causada pelo game ao não explicar corretamente como funcionam certas mecânicas, deixando o jogador na missão de descobrir as habilidades de um equipamento ou como ativar/desativar as armadilhas.

5

O que faz Spenlunky 2 ser tão adorado?

É interessante como a ideia do título de não colocar melhorias ou equipamentos desbloqueados no início da aventura traz aquela sensação do jogador ter vencido a fase graças às suas habilidades no controle. Um item comprado pode ter ajudado nessa missão, mas tudo se resume ao quão rápido você é ao controlar os escavadores de tumbas.

O game aposta num ritmo tão acelerado que até possível completá-lo em 30 minutos. Na verdade, os jogadores são obrigados a não perderem tempo em cada cenário, pois um fantasma hit-kill começa a perseguir os personagens.

No entanto, para quem se apaixona pelo game, terá um conteúdo de mais de 40 horas para explorar e descobrir os segredos de cada nível.

6

Outra adição são as montarias. Elas servem como poderosos aliados na sobrevivência dos escavadores. Passar um tempo com elas garante habilidades especiais de muita valia para a exploração dos cenários.

7

O grande destaque das novidades de Spelunky 2 são os modos multiplayer, como o arena onde quatro participantes lutam até o último ficar de pé e um cooperativo da campanha. Todos eles funcionam muito bem e têm um ritmo mais intenso. Na história, o jogo fica ainda mais difícil com um parceiro, então, que a dupla esteja preparada!

8

Porque eu jogaria isso?

É claro que a proposta do game da Mossmouth é proporcionar aos jogadores um título focado “em recordes”. No YouTube, por exemplo, é possível conferir alguns vídeos de usuários completando o game em menos de cinco minutos usando técnicas variadas.

Tudo é sempre muito simples e básico ao início de cada partida: mate os inimigos (ou só fuja deles) para chegar ao próximo cenário enquanto coleta joias raras para ter equipamentos. Morreu? Recomece tudo.

É por isso que os fãs do game são apaixonados por ele, por causa da simplicidade e do desafio a cada nova partida! Nenhuma partida é a mesma.

9

No entanto, quem desconhece a série e não se interessa pelo gênero roguelike, terá facilidade em abandonar o jogo sem pensar muito. A sensação de constante frustração e a falta de recompensas ou incentivos que não sejam troféus ou recordes faz com que as pessoas não tenham uma simpatia com Spelunky 2 logo de cara.

É um game que continua acertando no conceito o qual se propôs a fazer dentro do gênero com mecânicas que funcionam perfeitamente em um ritmo acelerado, mas não traz nenhum atrativo para conquistar novos jogadores.

Veredito

Spelunky 2
Spelunky 2

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Mossmouth

Jogadores:

Comprar na Amazon
80 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gameplay refinado
  • Multiplayer divertido
  • Visual muito bem trabalhado
  • Cenários desafiadores e com muitos segredos
  • Inovações em relação ao antecessor
Desvantagens
  • Sensação de frustração constante
  • Dificuldade exagerada