Review

Samurai Shodown NEOGEO Collection: vale a pena?

Museu é uma grande presente para os fãs, mas online decepciona

por Charles Paim
Samurai Shodown NEOGEO Collection: vale a pena?

Se você já teve interesse – ou curiosidade – por “collection” na PS Store, temos uma boa notícia: a lista acaba de aumentar com Samurai Shodown NEOGEO Collection. E esta abordagem pode agradar os fãs mais nostálgicos.

Por outro lado, muitas vezes, esta prática de ports pode ser encarada por alguns como uma espécie de caça-niqueis. Será este o caso? Confira nossas impressões sobre o jogo.

A coleção contempla sete jogos: Samurai Shodown, Samurai Shodown II, Samurai Shodown III, Samurai Shodown IV, Samurai Shodown V, Samurai Shodown V Special e o “inédito” Samurai Shodown V Perfect.

Disclaimer: caso você se lembre de Samurai Shodown Anthology (PS2), deve estar sentindo falta de Samurai Shodown VI. Ele foi desenvolvido na Atomiswave, uma placa diferente da utilizada nos seus antecessores. Como o foco da coleção são os jogos da franquia no NEOGEO, esta edição ficou de fora.

A grande novidade fica por conta de Samurai Shodown V Perfect, mas ele não é exatamente novo. O game até chegou em versões muito limitadas de testes no Japão, mas pouquíssimas pessoas tiveram acesso a ela.

E, curiosamente, quando a SNK decidiu colocar em prática o projeto Samurai Shodown NEOGEO Collection, o inesperado aconteceu: um dos desenvolvedores encontrou a ROM do jogo perdido em um HD antigo. Com esta feliz coincidência, os fãs poderão experimentar, pela primeira vez em larga escala, o último jogo desenvolvido para o NEOGEO.

A versão Perfect ganhou algumas novidades em relação à Special:

  • Nova tela inicial;
  • Novos finais para cada personagem;
  • Uma nova cutscene no meio da partida;
  • E o principal, um novo balanceamento.

Samurai Shodown NEOGEO Collection - Samurai Shodown V Perfect

Os outros seis jogos são as mesmas versões originais dos arcades, sem tirar nem pôr. E isto é um baita ponto positivo. Mesmo a edição de 1993 mostra-se um jogo atemporal e bastante divertido. Naquela época, a pancadaria se dava apenas com socos e chutes. Samurai Shodown inovou com seus lutadores munidos de espadas, adagas e outras armas. E este diferencial foi fundamental para sua consolidação no universo dos jogos de luta.

Há algumas adições interessantes. Ao pausar, há várias opções úteis para redefinir botões, combinações, listas de comandos de cada personagem. Além disso, para os que não gostam tanto do formato de tela original (quadrado), há uma opção wide.

1

Mas o efeito nostálgico acaba eclipsado por algumas ausências de modernidade. Há uma quantidade razoável de “poréns” nesta coletânea. Foi adicionado um versus offline, mas é obrigatório um jogador humano. Não há lutas conta CPU. Embora, o Arcade possa servir para este fim, a ausência é sentida.

Também faltaram inclusões de opções para treinos. Todos nós sabemos que só a prática leva à perfeição, principalmente em jogos de luta. Como coleções não costumam receber conteúdo inédito, infelizmente esta adição é um sonho distante.

Por fim, o que seria um baita diferencial, acaba decepcionando. Modos online. Todas as versões têm seus versus online (casuais ou ranqueadas), mas a qualidade das conexões não permite boas experiências. Em apenas poucas vezes foi possível enfrentar oponentes e, mesmo nestas raras oportunidades, a qualidade ficou abaixo do aceitável.

Nem mesmo os filtros por regiões ajudaram neste sentido.

2

Museu, a cereja do bolo

Propositalmente, falaremos por último da melhor parte de Samurai Shodown NEOGEO Collection, o Modo Museu. Organizado em várias seções diferentes, traz centenas de conteúdos inéditos para os fãs da franquia:

  • História;
  • Personagens;
  • Vídeos com entrevistas com membros do time desenvolvimento;
  • Trilhas sonoras;
  • Vídeos dos bastidores
  • Vídeos com partidas de pro players.

A parte de história contém toda a cronologia da série. Além dos setes jogos da coleção, contém todos os spin-offs e participações especiais. Para os primeiros, há a descrição da narrativa, como se deu o desenvolvimento do jogo, elementos de jogabilidade e novidades de cada versão. Para os últimos, estão disponíveis várias artes da época de lançamento.

3

Na seção de personagens, conta-se toda a biografia e artes que fizeram parte da concepção de cada um. Inclusive, suas versões anteriores às definitivas. As trilhas sonoras também não decepcionam. Mais de 200 músicas, de todas as versões, podem ser ouvidas livremente.

Os vídeos de entrevistas e bastidores contam com vários membros que participaram dos jogos originais. Como é um conteúdo inédito, vale muito a pena assistir todos. Para completar, há alguns vídeos de competições profissionais no Samurai Shodown, todos eles com comentários das jogadas mais importantes.

Embora seja uma ode aos fãs, há um problema grave para os brasileiros: todo conteúdo está inglês. Aqueles que não dominam o idioma podem não ver valor na opção.

Vale?

Se você é um grande fã da franquia, o conteúdo original de Samurai Shodown NEOGEO Collection pode deixá-lo bem feliz. Museu, novas informações e o fato de poder experimentar tudo em um único pacote atrai os entusiastas.

Mas, infelizmente, o “último porém” acaba por colocar uma grande barreira. O preço de R$ 164,90 não é nada convidativo e pode espantar até mesmo os maiores fãs. Considerando ainda os problemas de conexão e ausência de legendas em PT-BR (nem estamos cobrando dublagem!), este Collection se tornará um produto bem mais de nicho.

Veredito

Samurai Shodown NEOGEO Collection
Samurai Shodown NEOGEO Collection

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: SNK Corporation

Jogadores: 1-2 jogadores

Comprar na Amazon
70 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Versão inédita de Samurai Shodown V
  • Museu com conteúdo incrível para os fãs
  • Opções de redefinir controles, lista de comandos e exibição de tela
Desvantagens
  • Não é possível enfrentar CPU no modo versus
  • Ausência de modo treino
  • Falta de localização em PT-BR
  • Experiência online ruim