Review

Pulse Explore: vale a pena?

Novos fones intra auriculares do PlayStation chegam ao mercado com o objetivo de ser "o verdadeiro som dos games"

por Daniel dos Reis
Pulse Explore: vale a pena?

O Pulse Explore foi arquitetado para os games, no PlayStation. Parece óbvio dizer, já que é um produto específico para o PlayStation 5, mas pelo seu preço também deveria ir um pouco além disso e oferecer muito mais recursos.

Definitivamente, não é um produto ruim ou que o gamer não deva prestar atenção. Em uma eventual lista de compras ele deve sim ser um dos candidatos. Mas estamos no Brasil, meu amigo. E aqui, para nos decidirmos por um produto, temos que tentar aproveitá-lo ao máximo possível e talvez este seja o calcanhar de Aquiles do Pulse Explore.

Vamos iniciar pelo que ele faz muito bem. A começar pelo seu design super elegante, que combina perfeitamente com a estética do PlayStation 5. Suas linhas são muito bonitas e funcionais.

O primeiro uso pode ser um pouco esquisito, já que seu encaixe nos ouvidos não é intuitivo, mas rapidamente é fácil de entender e neste ponto ele surpreende bastante pelo conforto, graças a boa quantidade de ponteiras disponíveis. Certamente uma delas vai satisfazer seus ouvidos.

Os botões físicos são bem acessíveis e permitem um controle ágil do volume, mas há um grande porém por aqui. Em nossos testes não conseguimos ajustar o volume quando conectado via Bluetooth, em outros dispositivos. Pode ser alguma configurações extra que não encontramos, mas não parece ser este o caso.

Os fones em si são ótimos, com um áudio claro e muito límpido, permitindo que a experiência nos jogos seja potencializada, graças ao efeito 3D. Jogando Gran Turismo 7, por exemplo, é possível ouvir claramente a direção dos carros oponentes. Já em Call of Duty, escutar os passos inimigos com perfeição, gerando uma grande vantagem competitiva.

1

A boa experiência é fruto do Play Link, um recurso da Sony que transmite o áudio com baixa latência e muita qualidade. O Pulse Explore vem acompanhado de um conector (pendrive), que plugando no PS5 entrega tudo isso. Infelizmente, só pode ser experimentado no console ou no PlayStation Portal. Fora destes domínios, as coisas são bem mais simples.

E um bônus, não disponível fora do PS5. Há um aplicativo no console que possibilita a equalização do áudio. Bem útil para deixar o Pulse Explore do jeitinho que seus ouvidos gostam.

Por fim, a dupla conectividade. É possível deixar o Pulse conectado no PS5 e em um dispositivo Bluetooth ao mesmo tempo. Então você é capaz de atender uma ligação enquanto joga e ouvir o audio da conversa e do game ao mesmo tempo.

Ou, quem sabe, durante uma partida e outra, dar uma espiada no Instagram sem perder os sons do gameplay. Definitivamente, um dos melhores recursos do Pulse Explore.

Agora vamos conversar um pouquinho onde os intra auriculares da Sony erram a batida. A primeira e mais sensível delas é na ausência de um sistema de cancelamento de ruídos ativo. Você consegue ouvir muito dos sons externos e isso reduz consideravelmente a experiência de gamesplay. As propagandas oficiais do dispositivo ventilam por aí que existe uma tecnologia de “rejeição de ruídos no microfone” por IA, mas não há nenhuma estratégia para o áudio externo.

2

Aproveitando que citamos o mic, ele cumpre o seu papel, contudo não justifica o preço do conjunto. E mesmo a Inteligência Artificial não é capaz de dar um ganho substancial na qualidade do áudio. Em nossos testes, nossos companheiros de party conseguiam ouvir com clareza, mas nada comparado a um AirPods da vida ou Astro A50.

A grande questão é quando levamos o Pulse Explore para além dos limites dos games. Fora das suas fronteiras, ele deixa bastante a desejar com a ausência de um aplicativo para dispositivos móveis e PC para equalizar o áudio, não há troca automática entre dispositivos ( trocar entre PC e celular sem intervenção humana ), não tem resistência a água e sua bateria não é das melhores. Em nossos testes sua duração era de aproximadamente 6 horas. Para os games, pode ser satisfatório, mas para ouvir músicas e outras coisas é um tempo bem curto.

Por fim, seu estojo. Ele é bem volumoso e pode ser que ele não caiba em bolsos menores, embora seja muito bonito e imponente.

Pulse Explore: vale a pena

Para ser usado no PS5, ele se sai razoavelmente bem. Tem suas qualidades no áudio, é bem confortável, bonito, tem a tecnologia PlayStation Link, conta com alto-falantes planares magnéticos, que possibilita uma melhor qualidade sonora com o áudio 3D.

Mas quando pensamos em seu uso além do videogame, ele se sai mal, com poucos recursos para um fone de R$ 1.300. Neste ponto vale a ponderação: vou usá-lo além dos games? Se sim, é melhor esperar uma promoção. E mesmo pensando só em games, pelo mesmo preço, há outras excelentes opções por aí.

* O Pulse Explore foi enviado pela Sony.

Veredito

Pulse Explore
Pulse Explore

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Sony

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
70 Ranking geral de 100
Vantagens
  • PlayStation Link
  • Design Elegante
  • Bom sistema de áudio
  • Confortável
Desvantagens
  • Não conta com cancelamento ativo de ruídos
  • Microfone deixa a desejar
  • É um fone caro
  • Bateria poderia durar mais
Daniel dos Reis
Daniel dos Reis
Manager
Publicações: 7.277
Jogando agora: Call of Duty Black Ops 6
Manager do MeuPS e um cara de muita sorte por trabalhar com aquilo que gosta.