Review

Pneumata: vale a pena?

Com bom conceito atmosférico inicial, jogo perde brilho quando level design atrapalhado e frustrante entra em cena

por André Custodio
Pneumata: vale a pena?

Na véspera do mês das bruxas, todos ficam de olho nos lançamentos de games de terror. Nada melhor que aproveitar o Halloween reduzindo sua lista de jogos acumulados; e com vários projetos promissores chegando, a estação de 2024 deve apresentar experiências interessantes.

Entre eles está Pneumata, título de horror e sobrevivência bastante elogiado quando seus materiais iniciais foram apresentados. Mas calma lá: agora que a versão completa já está disponível para os consoles, será que vale a pena investir?

Foram muitos adiamentos nos últimos meses e uma promoção relativamente rasa. Havia a sensação de que algo de errado pudesse estar acontecendo. E agora, com seu lançamento oficial nas plataformas de atual geração, praticamente confirmamos essas suspeitas.

Não é que tudo está errado com Pneumata. Mas os pontos negativos se destacam em meio a um projeto ambicioso e surpreendentemente desenvolvido por apenas uma pessoa. Fique com a gente para saber tudo sobre o game da Deadbolt Interactive.

Arriscado, mas necessário

Após sofrer com a morte de sua esposa, David Hernandez decide dedicar sua vida ao trabalho e embarca em um caso envolvendo um vilarejo em Clover Hill. Localizada no meio rural do Missouri, a região se tornou palco para crimes brutais e rumores perturbadores.

Agora, preso em uma armadilha muito mais profunda, ele deve sobreviver em meio a pesadelos e fragmentos de realidade, à medida que sua mente prega peças e começa a duvidar de absolutamente tudo que aparece em sua frente.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Determinado a ir até o fim, David confia em seus instintos — algo que nunca o deixou na mão — para enfrentar seres que há muito tempo perderam a humanidade. Porém, ele precisa ter em mente que está a um passo de se tornar a próxima, e última, vítima.

Pneumata é um jogo de terror e ação com foco na experiência. Sua narrativa é apresentada por fragmentos pouco esclarecedores e a aventura oferece um bom tempo de gameplay, combinando elementos que tornaram sucessos alguns dos maiores títulos do gênero.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Desde o início da campanha, é possível observar constantemente referências a games como Condemned: Criminal Origins e Outlast. Enquanto isso, as mecânicas dão um ar familiar de Resident Evil 7, mas com algumas particularidades que incomodam bastante.

Como aspectos negativos, Pneumata não possui sequer legendas. Os textos aparecem unicamente quando logs de áudio coletáveis são reproduzidos, mas diálogos, cutscenes, interações em tempo real e outros eventos são apenas dublados em inglês.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Sua interface é limpa e bastante cinematográfica, com visuais interessantes, em especial de cenários, fabricados na Unreal Engine 5. Dessa forma, esse elemento é o que melhor conversa com a construção atmosférica, que funciona muito bem até o segundo ato.

Precisamos falar sobre o level design

No sentido do visível, Pneumata é um game escuro e concentrado em jogos de luzes, com poucos indícios de direcionamento. Esse elemento, aliado a um péssimo design de níveis, atrapalha muito a progressão.

Todas as áreas — repito: todas — são labirínticas. Você se perderá mesmo tendo passado por um corredor há dois minutos. As áreas são confusas e exageradamente semelhantes, com muitas salas, andares, bloqueadores e objetos.

Pneumata
Fonte: André Custodio

A lanterna é eficiente em alguns momentos, mas ela cria distorções que em poucos segundos atrapalham sua caminhada. Fora isso, Pneumata tem áreas relativamente grandes e com pouca coesão. Isso gera uma pressão absurda e, consequentemente, a perda de ritmo.

A campanha do game pode ser concluída em até 3h (speedrun), mas mais exigentes devem demorar mais de 6h. Mas tenha em mente: ao menos 2h desse tempo será dedicado a se localizar e entender onde você se meteu após fugir de inimigos.

Pneumata
Fonte: André Custodio

E falando em inimigos, ficar cercado é morte certa. Caso você não tenha rotas de fuga em mente (algo muito difícil de se ter), não há como sobreviver contra dois ou três criaturas. O comando de defesa é praticamente inútil e a esquiva nem se fala — incompreensível.

Bugs também preocupam nesse aspecto. Pneumata possui várias falhas de áudio. É comum passar por áreas e escutar a respiração de monstros. O problema: eles podem estar a cômodos de distância ou simplesmente presos em uma parede.

Não tenha medo e ataque impiedosamente

Apesar dos problemas, Pneumata encontra no combate sua grande virtude. O tiroteio e a ação corpo a corpo funcionam bem e permitem que diversos tipos de itens sejam utilizados para proteção.

As armas de fogo incluem pistolas, escopetas e uma SMG, enquanto as brancas vão mais longe: garrafas quebradas, tacos de beisebol, galhos de árvores, canos e muito mais. Munições e equipamentos são encontrados com certa facilidade e não lhe deixarão na mão.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Tirando a luta final contra o chefe (extremamente atrapalhada e estranha, aliás), os inimigos não são infinitos. Assim, em algum momento suas armas corpo a corpo quebrarão, mas não sem antes deixar um rastro de sangue para trás.

Pneumata também possui um sistema de crafting para a criação de medicamentos e de equipamentos mais poderosos, ferramenta de gerenciamento de inventário e mecânicas completas de gameplay, como correr, agachar e escalar locais específicos.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Não há como negar que o game traz um belo trabalho em termos viscerais. O combate é divertido e visualmente impactante, tanto atirando quanto batendo. Além disso, as inspirações em franquias “irmãs” devem trazer sorrisos a muitos fãs.

A perspectiva de câmera de Resident Evil 7, perseguidores no estilo Outlast, brutalidade inspirada em Condemned e vários easter eggs se escondem por Clover Hill. Cabe a você ficar atento a tudo que está ao seu redor e aproveitar da melhor forma.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Pneumata também possui segredos, locais escondidos, interações perdíveis e outras novidades que contribuem com a primeira metade do game. Nesse trecho, a atmosfera é realmente inquietante e fará você andar a passos lentos, temendo cada local.

Mas em título de nota, quando se percebe que o level design é atrapalhado, a segunda metade entra em queda livre e perde completamente seu brilho, mesmo mantendo um bom refinamento visual e cenários bem trabalhados nesse aspecto.

Pneumata: vale a pena?

Pneumata não vale a pena. O título de terror da Deadbolt Interactive é cheio de problemas técnicos, em especial no design de áudio e em problemas de colisões, que facilmente rendem exploits para quem busca meios mais fáceis de progredir.

Suas virtudes são interessantes: boa atmosfera de terror, detalhes de cenários bem realizados e sem falhas de polimento, tiroteio divertido e tempo de campanha satisfatório para um game do estilo, mas muito cai por água abaixo devido ao frustrante level design.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Em Pneumata, as áreas labirínticas dão dor de cabeça e excluem completamente o ritmo narrativo. Tendo em vista a ausência de legendas (presentes apenas durante a transmissão de logs de áudio) e a falta de localização em PT-BR (embora, sejamos justos, é difícil de cobrar, de um desenvolvedor solo, a tradução para a nossa língua), tudo se torna muito solto.

Somado a todos esses problemas, o preço na PS Store não é nada interessante: R$ 174,50. Esse valor não corresponde a uma experiência decente no geral e está muito, mas muito acima do que deveria ser cobrado para um game com esse escopo.

Pneumata
Fonte: André Custodio

Obviamente, é essencial pesar a questão de Pneumata ser de desenvolvedor solo. Há muita ambição, referências interessantes e elementos surpreendentemente bem feitos, que mesmo AAAs não conseguem cumprir com sucesso. Impossível não parabenizar.

Veredito

Pneumata
Pneumata

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Deadbolt Interactive

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
55 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Boa atmosfera de terror
  • Referências interessantes a clássicas franquias do gênero
  • Visuais bacanas e refinados
  • Gunplay e combate corpo a corpo eficientes
Desvantagens
  • Inúmeros bugs de áudio e de colisão
  • Level design muito, mas muito problemático
  • Sem legendas
  • Batalhas contra chefes bastante inconsistentes
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 7.633
Jogando agora: Metaphor: ReFantazio, Until Dawn
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.