Review

Persona 5 Tactica: vale a pena?

Jogo foge da "zona de conforto" para entregar uma experiência sólida e engrandecedora, mas ainda pouco acessível para o público brasileiro

por André Custodio
Persona 5 Tactica: vale a pena?

Anunciado em junho deste ano, Persona 5 Tactica certamente não seria o que os fãs mais fervorosos da franquia esperavam. A aventura deixa seu campo natural de RPG para assumir o componente tático, enquanto propõe manter a essência da série, com o retorno dos icônicos Phantom Thieves.

Ao longo das últimas décadas, Persona, especialmente no Brasil, passou a ser vista como uma saga de nicho. Campanhas massivas, muitas mecânicas de jogabilidade, história bastante envolvente e a ausência de textos localizados surgiram como barreiras o alcance de uma popularidade ainda maior.

Nesse bolo todo, eis que discretamente aparece Persona 5 Tactica. E de forma totalmente contrária, o título parte na contramão de uma fórmula já consolidada, e mesmo assim consegue ser um projeto sólido e com muitas virtudes, principalmente quando se trata de um jogo estratégico.

Algo — ou alguém — está mexendo com o mundo

Após passarem por poucas e boas, os Phantom Thieves tiram seu tradicional momento de descanso no melhor estabelecimento do mundo: o Café Leblanc. De repente, noticiários na televisão relatam casos de um escândalo envolvendo políticos locais, e toda a atenção parece ir para as manchetes.

Até que, em certo momento, uma estranha porta aparece no Leblanc. Instigados pela curiosidade, o grupo decide abrir o portal para descobrir o motivo dele ter aparecido justamente ali. É então que o mundo real se transforma completamente.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Joker, Morgana, Ryuji, Ann, Yusuke, Makoto, Futaba e Haru aparecem em um mundo mágico, onde toda a humanidade foi substituída por criaturas pequenas e peculiares. Enquanto isso, uma líder opressora tem planos de expandir seus domínios pelo reino, espalhando o medo através dos Legionários.

Instigados pelo desejo de justiça, os Phantom Thieves assumem a postura de alerta e encaram sua nova aventura como mais uma forma de ajudar as pessoas. O que eles não contavam era que a viagem para a realidade alternativa teria algo a ver com alguém muito próximo a eles…

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Persona 5 Tactica é um game de RPG e estratégia desenvolvido pela Atlus. O título funciona como um derivado da franquia, introduzindo personagens inéditos e trazendo eventos que ocorrem para além do mundo real — ou seja, sem impacto direto no quinto arco da série.

Além disso, a aventura traz uma experiência onde os personagens são retratados em forma chibi. Apesar disso, não se engane: o design de todos eles é muito bonito, seja durante o gameplay ou em cenas de narrativa em 2D ou 2.5D.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Elementos tradicionais da série retornam, como árvore de habilidades, evolução dos personas, trilha sonora original e diálogos com escolhas. Porém, enquanto as seleções de texto não mudam em nada a história, a personalização mexe completamente na dificuldade e no sucesso de missões.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

RTS + visual novel

A campanha de Persona 5 Tactica pode durar até 30h, caso todas as missões secundárias sejam cumpridas e o nível de dificuldade seja normal ou superior. Desse tempo, é possível supor que boa parte são apenas telas de visual novel e algumas CGIs, enquanto o restante é preenchido com gameplay bruto.

Os diálogos ocorrem entre vários personagens e são compatíveis com inglês ou japonês. Infelizmente, ao menos nesse primeiro momento, a única legenda disponível é inglês e ainda não há localização para o português do Brasil e outros idiomas. Como a carga narrativa é gigante, muitos jogadores perderão detalhes dos mais banais até os mais relevantes.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Apesar disso, Persona 5 Tactica busca ser o mais didático possível, introduzindo um universo semi-medieval com o máximo de detalhes. Tudo isso, impulsionado pela boa dublagem e pelas animações muito bonitas, torna o jogo extremamente agradável.

Em contrapartida, o sistema de batalha por turnos é o verdadeiro charme. As batalhas conseguem ser bastante dinâmicas, especialmente quando todas as mecânicas já estão disponíveis para.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Ao longo da campanha, os Phantom Thieves serão apresentados ao recurso de subpersonas. Essa função permite adicionar personas adicionais às configurações de batalha, contribuindo com efeitos passivos ou ativos.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Além disso, os subpersonas podem ser fundidos para aprimorar os efeitos e garantir vantagens mais poderosas. Posteriormente, será permitido quebrá-los para fabricar armas únicas, onde cada uma se caracteriza por possuir uma atribuição exclusiva: choque, sono, fogo, gelo, confusão e muito mais.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Outros destaques em Persona 5 Tactica são os eventos em tempo real. À medida que os confrontos se desenrolam, os jogadores habilitarão ataques duplos, golpes críticos (que permitem atacar mais uma vez), cadeia com os três personagens atacando ao mesmo tempo e golpes únicos.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Dominar esses sistemas é bastante simples e não exige qualquer tipo de forçação — tudo é natural e cada fase dará as condições para ser atravessada da forma como os jogadores preferirem.

Persona 5 Tactica é um show de level design

Piada ou não, a criação de fases em Persona 5 Tactica lembra muito jogos mobile baseado no sistema de estrelas. Cada combate no game traz três requisitos para serem cumpridos, e obter três estrelas garante XP adicional e subpersonas mais poderosos.

Basicamente, cada mapa obriga a conclusão sem perder qualquer um dos três membros da equipe, eliminando todos os inimigos e completando com um número máximo de turnos. Porém, outras coisas podem afetar o caminho determinado pelo cenário.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Persona 5 Tactica traz level designs muito bem realizados, com zonas verticais e horizontais, armadilhas, escadas, modificadores de campo e uma variação satisfatória de inimigos. Jogas nas dificuldades máximas é um verdadeiro deleite, pois não apenas o dano sofrido muda, como também a resposta da IA.

O game conta com um recurso de replay e permite que os fãs tentem inúmeras vezes alcançar as três estrelas. Dessa forma, há a possibilidade de se aprofundar mais na dinâmica dos mapas e de entender como cada Phantom Thief consegue se adaptar às circunstâncias.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Enquanto uns personagens são mais poderosos em ataque em grupos, outros causam mais danos a apenas um inimigo. Além disso, eles variam em relação aos atributos de mana (SP), vida, ataque melee e ataque com armas de fogo. Cada um também possui um limite máximo de casas e de alcance.

Infelizmente, um ponto negativo nessa questão fica por conta das muitas telas de carregamento. Como o game tem muitas transições entre áreas, estilos visuais, fundamentos e replays, ter uma melhor otimização nesse aspecto seria essencial.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

Por fim, Persona 5 Tactica também inclui um modo New Game+, onde entradas no Compêndio são adicionadas e há o acesso aos subpersonas a nível Ultimate. Nessa campanha, apenas o dinheiro, os Reports, personas e armas são transferíveis.

Persona 5 Tactica: vale a pena?

RPG com ótima condução narrativa, Persona 5 Tactica pode não agradar todos os fãs da franquia, mas é uma peça importante para expandir um universo já consolidado. Personagens inéditos, personas, equipamentos e um sistema de gameplay viciante são apenas algumas das novidades.

Os heróis introduzidos, como Erina e Toshiro, são muito interessantes. Eles funcionam surpreendentemente bem ao lado de nomes já consolidados e incluem habilidades nunca vistas, alterando o estilo da jogabilidade.

Persona 5 Tactica
Fonte: André Custodio

A essência de Persona 5 está presente a cada momento, seja na personalidade nos Phantom Thieves ou no conceito geral. O título também traz níveis de dificuldade e recursos de simples entendimento, sendo ideal para quem busca uma experiência sólida e muito leve.

Dito isso, Persona 5 Tactica é muito recomendado para a comunidade de P5 ou para entusiastas do gênero de gameplay tático. Na PS Store, o título está custando R$ 299. Se você gosta do estilo e da série, certamente vale a pena.

Persona 5 Tactica será lançado em 17 de novembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.

Veredito

Persona 5 Tactica
Persona 5 Tactica

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Atlus

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
85 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Essência de Persona em um formato surpreendentemente funcional
  • Excelente condução narrativa
  • Animações em 2D e em 2.5D muito bem feitas e fluidas
  • Sistema de combate tático traz mecânicas muito boas e de fácil entendimento
  • Recurso estimulante de subpersona em atributos, habilidades e armas
  • Phantom Thieves se adaptam a várias situações de batalha
  • Modo New Game+ com conteúdos adicionais e mais opções de personalização
  • Level design dos mapas impressiona
  • Trilha sonora empolgante e coerente
Desvantagens
  • Ainda falta de localização em PT-BR
  • Pouco tempo de gameplay para muito tempo de visual novel
  • Muitas telas de carregamento
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.561
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.