Review

Need For Speed Hot Pursuit Remastered: vale a pena?

O game parece muito com o original, o que pode ser um fator positivo e negativo ao mesmo tempo

por Vinícius Paráboa
Need For Speed Hot Pursuit Remastered: vale a pena?

Há dez anos, a EA confiava a franquia Need For Speed para a Criterion Games, que não decepcionou e lançou um dos grandes arcades do PS3: Hot Pursuit. Agora, o mesmo estúdio trouxe Need For Speed Hot Pursuit Remastered para lembrar porque o jogo foi tão aclamado no passado.

O título continua muito bom, é verdade. Os trajetos são bem desenhados e os controles continuam bacanas. Entretanto, a proposta de qualquer remasterização (não remake) é focar em melhorias gráficas e isto não foi diferente nesta, em particular. Por isso, não espere adições de peso em comparação à experiência de uma década.

Mocinho ou fora da lei?

A grande sacada do título é fazer o gamer se sentir tanto o “mocinho”, quanto o “fora da lei”. Quer virar um homem da lei e parar corridas ilegais? Basta subir em um carro policial e ir prender os bandidos. Prefere pisar fundo para ser o piloto mais rápido das estradas? Também há como.

Na campanha, o jogador se vê em Seacrest County, o mapa fictício, e pode selecionar eventos – tanto como um “tira”, quanto como piloto – divididos em diversos modos: Time Trial, Preview, corridas, Hot Pursuit, entre outros. A princípio, a variedade torna o gameplay dinâmico e atraente, mas a quantidade de eventos no mapa é tão grande, que estes elementos se perdem com o tempo.

1

De qualquer forma, cada modo apresenta uma abordagem diferente de jogatina. O Time Trial faz o corredor buscar o recorde de tempo. As corridas só envolvem alcançar o primeiro lugar. Então, temos o Hot Pursuit, onde as coisas ficam bem interessantes: corra ilegalmente contra seus competidores enquanto fuja da polícia.

Este último modo é o mais divertido e caótico de todos. Não basta dominar o drift para escapar das investidas dos policiais: é necessário usar os equipamentos do seu carro, como pulsos eletromagnéticos e espinhos para chegar na frente. Se você estiver do lado da lei, os “tiras” também possuem os brinquedinhos citados acima e ainda formam barricadas no meio da estrada.

2

Essas habilidades só podem ser usadas conforme o jogador vai progredindo entre níveis. Aliás, existem dois caminhos para upar: o piloto busca o status de “Most Wanted” e o policial quer a alcunha de “Ultimate Enforcer” – ambas conquistadas no nível 20.

O sistema de progressão faz o jogador desbloquear novos carros constantemente, mesmo sem subir de nível. Como Need For Speed Hot Pursuit Remastered reúne todos os DLCs do título original há uma quantidade enorme de veículos para experimentar e adicionar à sua garagem.

Gameplay das antigas

Need For Speed Hot Pursuit Remastered não apresenta mudanças de gameplay em comparação ao jogo original. Os jogadores sentirão a inércia e o peso dos veículos ao pegarem no volante e estes elementos variam entre todos os possantes do game. Portanto, ao se acostumar com um Chevrolet Camaro SS, não pense que será fácil dominar um Jaguar XKR.

3

Por falar em “dominar”, o sistema de nitro precisa estar na palma das mãos, pois é fator-chave para obter o primeiro lugar. O segredo para aproveitá-lo bem, é usá-lo quando não se está próximo da velocidade máxima. A habilidade recarrega se sua direção for perigosa: use drifts, dirija na contramão, etc.

Um recurso muito legal que retorna ao jogo é o Autolog. Ao entrar em um evento, tente fazer o menor tempo possível para aparecer em um ranking online com seus amigos. Quem conseguir a marca mais invejável aparece no topo da classificação sendo uma ótima forma de manter a competitividade.

É claro, Need For Speed Hot Pursuit Remastered não vem só com este recurso online. Existem modos multiplayer, com crossplay entre PlayStation 4, Xbox One e PC, fazendo com que os servidores estejam sempre com jogadores interessados em colocarem o pé na tábua.

Gráficos melhorados

Por se tratar de uma remasterização, a parte gráfica de Need For Speed Hot Pursuit Remastered foi a que passou por mais ajustes. Os níveis de textura, iluminação e sombras receberam melhorias. Quem tiver um olhar mais atento também perceberá novos elementos no cenário, como placas de trânsito e árvores.

Notar as melhorias no mapa pode ser difícil, por causa da velocidade do gameplay. Uma boa solução para isso é entrar no modo de “Direção Livre”, que permite dirigir pelas estradas sem se preocupar com corridas ilegais e policiais.

Quanto aos veículos em si, eles parecem mais bonitos – principalmente por causa da iluminação. Antes das corridas, o jogador escolhe cores pré-definidas para os possantes (como no título original) ou as edita em uma ferramenta de paleta (novidade na remasterização).

Por fim, os fotógrafos de plantão conseguem criar imagens bacanas no Modo Foto. O recurso é básico: não espere edições de cenário e afins. Mas quem tiver um olhar mais atento em meio ao gameplay pode pausá-lo para fazer o clique perfeito.

4
Need For Speed™ Hot Pursuit Remastered_20201115154508

Need For Speed Hot Pursuit Remastered: vale a pena?

Se você quer revisitar um dos grandes jogos de corrida do PlayStation 3, a resposta é sim, vale a pena. O jogo é praticamente o mesmo, com algumas adições e melhorias, ou seja, não perdeu sua essência. Além disso, se planeja ter (ou já tem) um PS5 dá para matar a saudade do game via retrocompatibilidade.

Um fator negativo é a falta de novidades. Os carros são do começo da década passada, nenhuma pista foi adicionada… sem falar que o título não está traduzido para PT-BR. Na PS Store, o título sai por R$ 198,90, um preço alto para o conteúdo entregue.

De qualquer forma, Need For Speed Hot Pursuit Remastered é um bom game para os amantes de velocidade.

Veredito

Need For Speed Hot Pursuit Remastered
Need For Speed Hot Pursuit Remastered

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Criterion Games

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gameplay segue muito bom
  • Modos diversificados
  • Crossplay entre PS4, Xbox One e PC
  • Possibilidade de jogar como "mocinho" ou "criminoso"
Desvantagens
  • Eventos podem se tornar repetitivos com o tempo
  • Poucas novidades em relação ao título original
  • Falta de legendas e dublagem em PT-BR