Review

Marvel’s Iron Man VR: vale a pena?

Jogo de realidade virtual do super-herói é mais nova atração dos óculos de realidade virtual da Sony

por Thiago Barros
Marvel's Iron Man VR: vale a pena?

Mão esquerda para baixo, segura o botão de trás do PS Move, mão direita pra frente, aperta o botão da frente do PS Move. Isso é o que você está na fazendo na realidade. Mas, com os óculos de realidade virtual, você está planando, com o propulsor da mão esquerda para baixo, e atirando em inimigos com o disparador da mão direita. É isso que Marvel’s Iron Man VR causa.

A sensação de sentir-se um super-herói é única. E até já tivemos experiências como Homem Aranha e Batman com o PSVR, mas nada é tão incrível quanto a imersão proporcionada pelo título oficial do Iron Man. Você acredita que é o personagem. Que precisa salvar a sua querida Pepper Potts. Interage com Friday e Gunsmith. Customiza sua armadura. Enfrenta os inimigos.

Só que, no entretempo, meu amigo, você vai ver muitas telas pretas intermináveis e barrinhas de loading que demoram mais do que uma carreta fazendo manobra. E isso, realmente, acaba frustrando um pouco o jogador. A experiência é incrível quando você alça voo e joga – mas parece que perde mais tempo esperando isso acontecer do que na ação em si.

Fade to Black

A expressão “Fade to Black” se encaixa direitinho em dois aspectos de Iron Man VR. Primeiro, o figurado. Ela é usada, nos EUA, para se definir uma “aposentadoria”. Tipo “pendurar as chuteiras”, sabe? E tem esse nome por causa do efeito de “fade to black”, quando acaba um filme ou série e a tela vai ficando preta.

How to fix a black screen when installing apps on Daydream | VRHeads

Ela representa bem o começo do jogo nesse aspecto figurado, pois a história começa com Tony Stark sendo convencido por Pepper a dar um novo rumo às Stark Industries, aposentando a fabricação de armas. E, mais ainda, a expressão é mais correta ainda quando falada no seu sentido literal. Porque toda hora as cenas do jogo vão para uma tela em black.

E, como ele é muito melhor de ser jogado em pé, isso te cansa mais do que o normal em um jogo de PSVR – onde já é preciso levar muito em consideração detalhes como o suor, o incômodo do acessório na cabeça e possíveis enjoos. Até é possível jogar sentado, no entanto, o tracking não parece funcionar tão bem e a imersão não dá o mesmo gostinho.

Anunciado Bundle e demo de Marvel's Iron Man VR | OtakuPT

Falando nisso, aliás, só é possível jogar Iron Man VR usando os controles PS Move – o que também gera uma dificuldade de jogabilidade. A movimentação do protagonista, tirando as cenas de ação e combate, é feita somente com “point and click”. Isso também incomoda um pouco, porque, por um lado, o jogo parece tirar ao máximo da capacidade técnica do gadget, mas por outro é bem basicão.

I’m Iron Man

Obviamente, você não é o Iron Man, mas se sente. E é preciso lembrar, com frequência, do alerta que aparece logo quando o jogo começa a ser carregado: não ande (e, obviamente, não ache que está voando de verdade). A movimentação, nos momentos em que ela é livre, lhe gera uma sensação tão boa, tão imersiva, que é mais do que comum querer mexer o corpo todo.

Marvel's Iron Man VR: vale a pena? 1

Até porque, até pegar a manha dos comandos, você provavelmente vai olhar pro lado errado, posicionar as mãos de uma maneira que não é a ideal e usar uma arma achando que era outra. Por isso, nos dois primeiros capítulos, os tutoriais aparecem bastante. Na Mansão Stark, você terá todo o tempo do mundo para praticar voos e combates. E, fica a dica, é importante fazê-lo.

Depois que o jogador pegar a mecânica, vai ser difícil não querer ficar jogando e jogando. É por isso que a questão do Fade to Black deixa um gostinho amargo no lugar do que deveria ser um “quero mais”. Porque Marvel’s Iron Man VR é incrível quando te deixa livre para ser o Homem de Ferro. A imersão, a ambientação, o gameplay. É tudo excepcional. De alto nível. O que se espera da realidade virtual.

Marvel's Iron Man VR: vale a pena? 2

Pouquíssimos jogos são capazes de proporcionar algo como esse. Afinal, você assume o papel de um super-herói aclamado mundialmente e que faz parte do imaginário de crianças de todas as idades. E, novamente, a sensação é única. Tudo é tão bem construído e flui tão bem, que reforça ainda mais o quão impressionante pode ser um aparelho como o PSVR.

PS5?

Isso nos leva a uma questão ainda não respondida pela Sony: será que isso tudo será compatível com o PS5? Porque se for, meu amigo, e toda aquela questão do SSD fazer os tempos de carregamento de conteúdo irem a quase zero, a nota de Iron Man VR vai de 80 para algo bem próximo de um 100 de forma mais rápida do que um jogo pode ser carregado no próximo console da Sony.

Marvel's Iron Man VR: vale a pena? 3

Um dos pontos mais misteriosos sobre o próximo console da PlayStation – além, obviamente, de preço e data de lançamento – é a falta de notícias sobre a compatibilidade dele com o PSVR. A Sony já deu indícios de que será possível usar o gadget no PlayStation 5, porém há diversos rumores sobre um possível PSVR 2 e poucas notícias sobre novos jogos para os óculos.

Por exemplo: a Capcom não indicou se Resident Evil 8, ou Resident Evil Village será compatível com o aparelho – como foi Resident Evil 7, que aliás é, até hoje, um dos melhores (talvez o melhor) game do PlayStation VR. Se Marvel’s Iron Man VR chegar ao PlayStation 5, ele pode brigar por esse título tranquilamente. Sem loadings e telas pretas a todo instante, ele seria quase perfeito.

Marvel’s Iron Man VR: vale a pena?

Desde que foi anunciado, Marvel’s Iron Man VR gerou grande expectativa. O site oficial do jogo, então, quando começou a dar um pouco mais de detalhes sobre ele, também chamou a atenção. E o bacana é que o título entrega justamente o que se espera dele. A sua principal falha é que, talvez, ele seja mais adequado para a próxima geração de consoles do que essa.

Marvel's Iron Man VR: vale a pena? 4

Ainda assim, mesmo que os loadings eternos incomodem e a imersão seja quebrada nos momentos em que o jogador só pode se mover com comandos de point and click, a experiência, no geral, é uma das melhores que se pode ter com os óculos de realidade virtual que a Sony fez para o PS4. Não precisa dizer muito mais do que: cara, você é o Homem de Ferro.

A história é bacana, o gameplay dos combates é super divertido, há conteúdos bônus, o português do Brasil é uma das opções de idioma, a ambientação é legal (apesar de os gráficos, na primeira versão do PSVR, não ficarem tão bonitos quanto nessas imagens de divulgação)… Por isso, não tem como não dizer que Marvel’s Iron Man VR, que é bom lembrar, é exclusivo de PlayStation, é recomendado.

Marvel's Iron Man VR: vale a pena? 5

Disponível na PlayStation Store por R$ 164,90, sem dúvidas, o jogo do Homem de Ferro é um dos melhores do catálogo do PlayStation VR.

Veredito

Marvel's Iron Man VR
Marvel's Iron Man VR

Sistema: PlayStation 4, PlayStation VR

Desenvolvedor: Camouflaj

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gameplay super divertido
  • Visual e ambientação agradáveis
  • Conteúdo em português
  • Imersão no personagem
Desvantagens
  • Loadings eternos
  • Tracking apresenta falhas
  • Muitas cenas com point and click