Madden NFL 24: vale a pena?
A promessa era de que Madden NFL 24 seria um divisor de águas na história da série; será que foi cumprida?
Há alguns anos, era possível dizer, todo ano, que Madden era um dos melhores games de esportes do mercado. Por isso, talvez a expectativa era de que a franquia fosse evoluir de geração em geração, mantendo-se no topo. Mas, curiosamente, parece que ela é aquele time que se acostumou com o sucesso e vive pela máxima de que não se mexe em time campeão. Por isso, Madden NFL 24 tem melhorias e é divertido se você curte o esporte, porém deixa a sensação de que poderia ser bem melhor.
Especialmente vindo de um bom antecessor, que parecia ser um primeiro passe completo rumo a um touchdown histórico. Pode-se dizer que a série andou só poucas jardas para a frente e agora encontra-se em uma situação daquelas onde é preciso decidir entre chutar uma quarta descida ou um punt, para tentar defender e voltar melhor no próximo ataque.
Afinal, parece muito que estamos falando de apenas um pequeno update de Madden NFL 23. Com detalhes relevantes, sim, como o novo sistema de passe e todas as melhorias que a tecnologia Sapien traz para as movimentações, além do retorno triunfal do modo Superstar. Porém, cometendo alguns erros básicos, como os bugs visuais constantes e a inacreditavelmente lenta experiência de navegação pelos menus.
Passes certeiros
O gameplay de Madden NFL 24 brilha. Claro, ainda tem alguns problemas aqui e ali, especialmente na inteligência (ou falta dela) de jogadores controlados pela máquina em certos momentos. Mas nada que seja muito diferente de todos os outros games de esportes coletivos do mercado.
Agora, a tecnologia FieldSENSE evoluiu. É importante destacar como a tecnologia Sapien, que cria modelos mais realistas de cada jogador, e o novo sistema de habilidade para os passes fazem com que o jogo fique, realmente, mais realista e prazeroso de jogar.
Logo no começo, você pode escolher seu estilo de passe – deixando o tradicional ou ajustando para uma das duas novas possibilidades, que permitem um maior controle tanto de força quanto de direção da bola. Isso faz uma grande diferença na hora de entrar em campo.
Assim como as novas animações, que deixam tudo realmente mais próximo da vida real. E não só nos passes. Dá para você perceber os resultados de cada jogada seguindo mesmo como deveriam ser. Não só nos passes, como nas corridas e nos tackles – com mais de 1700 movimentos. É um ótimo trabalho.
Mas se dentro das linhas tudo funciona bem, fora nem tanto. A apresentação dos jogos não evoluiu muito, e os próprios gráficos parecem iguais. A narração e os comentários idem, mesmo com a adição de novas falas. Só a trilha sonora se destaca – algo no qual Madden sempre acerta, não é mesmo?
Não quer dizer que o jogo seja feio, pelo contrário. Madden NFL 24 é bem bonito, mas parece estar no mesmo teto do ano passado em termos de atmosfera e de imersão para o jogador fora do campo. Um ponto positivo neste aspecto é a disponibilização de modos performance e gráfico, deixando você decidir o melhor.
Make me a superstar…
A grande atração de Madden NFL 24, sem dúvidas, é o retorno do modo Superstar. Tudo bem, a franquia é legal e teve algumas melhorias, e o Ultimate Team parece ser um dos focos dos desenvolvedores (mas não chega nem perto do sucesso dele no FIFA/EA FC), mas essa pegada única da carreira de Madden é um touchdown.
Criar seu personagem, participar do Draft Combine, ser escolhido por uma equipe, depois viver o dia a dia de um atleta, participando de minigames para evoluir os atributos, desbloqueando skills, vivenciando cutscenes bacanas… É tudo muito redondinho nessa experiência de ser um jogador na liga. Também fica bem divertido quando você leva o jogador criado para o KO, onde disputa partidas mais arcade, de 3×3.
E o modo Franquia também merece elogios – apesar de ainda não contar com uma ferramenta de criação de time, permitindo que você personalize tudo o que quiser numa equipe. Adição de um Training Camp, novas mecânicas de troca e ainda mais controle sobre as configurações do seu jogo são as principais novidades.
O problema é que isso é atrapalhado por uma UX terrível – como já acontece há alguns anos. Os menus são extremamente lentos, há travamentos em algumas cenas, além dos bugs visuais in-game que já são tradição da série e retornam em Madden NFL 24. A navegação demorar tanto na era do PS5 é algo realmente inexplicável.
Para quem joga no Brasil, outros pontos já comuns de reclamação são a falta de qualquer tipo de localização e a dificuldade para jogar online, pelo fato de não ter servidores por aqui e, normalmente, a gente ter que enfrentar estrangeiros. Aí não tem cross-play que ajude muito, pois as conexões falham demais.
Madden NFL 24: vale a pena?
A promessa era de que Madden NFL 24 seria um divisor de águas na história da série. Depois de alguns dias com o jogo em mãos, é possível dizer que não é o caso. Ele até tem pontos positivos, como as melhorias na Franquia e o retorno em grande estilo do Superstar, porém continua com problemas dos anos anteriores e traz poucas evoluções em relação a seu antecessor.
Pode-se dizer, ao mesmo tempo, que ele o jogo tem o melhor gameplay que a franquia já viu? Talvez. O novo sistema de passes, combinado com as animações realistas, realmente impressiona. Quando tudo dá certo, em campo, é um ótimo game. Mas aí até ir para a próxima jogada, você pode ver um bug esquisito. Ou demorar minutos até conseguir simplesmente ir para o jogo seguinte.
É tudo questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio. Ou melhor, uma terceira para cinco como uma boa oportunidade de avançar ou algo difícil de converter. Qual será a sua postura neste caso? Bom, por R$ 358,90, não deveríamos estar nessa situação, não é mesmo? Era pra ser touchdown certo! Mas, com uma promoção ou se você é realmente fã da bola oval, vale correr essas jardinhas e confiar num futuro melhor – quem sabe, com alguns patches ao longo da temporada.
Veredito
Vantagens
- Passes e gameplay no geral parecem melhores
- Superstar volta em grande estilo e é maior destaque
- Modo Franquia tem boas novidades
- Novas animações de jogadores são bem legais
Desvantagens
- Menus continuam extremamente lentos
- Diversos bugs visuais durante os jogos
- Não tem ferramenta de criação de time
- Jogar no Brasil ainda é um grande desafio
- Gráficos e apresentação não evoluíram