LEGO Marvel Vingadores: Vale a pena?
Foi há mais de uma década, quando o primeiro jogo em formato LEGO foi lançado para os consoles ambientado no universo de Star Wars, que a Warner Bros Games começou a empreitada de consolidar essa franquia, resultando no sucesso que é nos dias de hoje.
Durante os anos que se passaram, foram produzidos vários jogos LEGO de Senhor dos Anéis, Star Wars, Batman, Indiana Jones e agora, pela segunda vez, baseado nos super-heróis criados nas revistas em quadrinhos da Marvel.
É nesta análise que você confere se vale a pena, ou não, comprar LEGO Marvel Vingadores, assim também como seus pontos positivos e negativos sem qualquer spoiler.
Prefácio
Juntamente com a Traveller’s Tales, a Warner repetiu a receita que transformou os jogos anteriores da série em um fenômeno, mas acrescentou novos ingredientes e deu ao título características únicas.
Com um visual descontraído e uma abordagem cômica, o game acaba se satirizando e aos heróis, com respeito e boas piadas, fazendo com que a missão de “salvar o mundo” nunca fosse tão hilária como é ao controlar os super-heróis mais poderosos da Terra.
Infelizmente, é claramente perceptível que o jogo se focou em se aproximar mais do universo cinematográfico da Marvel do que, propriamente, as histórias em quadrinhos. Tal atitude pode não representar nada demais aos fãs mais novos, mas frustra um pouco aos jogadores da velha-guarda que esperavam uma experiência mais fidedigna ao original.
Contudo, as HQs são contempladas através do enorme número de personagens utilizáveis. São quase 200 heróis, cada um com características e poderes próprios, permitindo ao jogador executar as fases de muitas maneiras diferentes.
Além do grupo principal representado nas telonas, os Defensores também estão presentes, assim como agentes da SHIELD, Homem-Formiga, Capitão Átomo, Demolidor, Jessica Jones, o próprio Stan Lee e muitos outros!
Descompromissado com a produção de um título dificultoso, a Telltale Games produziu um dos mais divertidos jogos já feitos nessa categoria pela sua jogabilidade fácil e pelo seu caráter muito bem-humorado.
Enredo
Apesar do jogo levar o nome dos Vingadores, o enredo não trabalha exclusivamente com as aventuras da equipe de super-heróis, mas passa por eventos em Capitão América, Capitão América: O Soldado Invernal, Homem de Ferro 3, Thor: Mundo Sombrio.
A história principal se foca nos filmes dos Vingadores, começando com a formação do grupo até ao confrontamento contra o Ultron. Durante a progressão da campanha que fica evidente a restrição do jogo ao cinema da Marvel.
Apesar de ser bem proveitoso o uso das mesmas falas utilizadas pelos personagens durante o longa-metragem dentro do game, a impressão que fica é de que a Warner não teve permissão, ou vontade, de explorar melhor os heróis através das HQs. A história base foi o enredo dos filmes e, para não deixar o jogo muito extenso, foi preciso cortar algumas partes e deixar outras mais corridas, criando buracos na sequência temporal.
Se o caso de LEGO Marvel Vingadores fosse uma adaptação de um filme para jogo, então o trabalho está excelente, com falas idênticas e momentos de ação semelhantes, porém, não se trata de uma adaptação qualquer, já que a história original é das revistas em quadrinhos e é dessa fonte em que deveria estar baseado o jogo.
Sonoplastia e visual
A dublagem para o idioma português brasileiro, no primeiro momento, pode estranhar aos jogadores já que as vozes são diferentes das utilizadas no cinema. Entretanto, a escolha dos dubladores é coerente e, poucos minutos após o início da jogatina, torna-se comum o que antes aparentava estranho.
Em determinados momentos, o áudio do jogo varia bruscamente sem explicação alguma. Em alguns diálogos é necessário aumentar o volume do televisor e, logo em seguida, diminuí-lo rapidamente antes que os seus tímpanos estourem.
Tratando-se do visual do título, não há o que reclamar. Mesmo com os cenários, personagens e animações sendo feitos em moldes das pecinhas de LEGO, o jogo esbanja em qualidade gráfica pelo detalhamento realizado nos super-herói, das cidades e dos cenários.
A bela retratação dos ambientes presentes no longa-metragem são excepcionais. O aéreo porta-aviões da SHIELD, a ilha de Manhattan, a cidade de Nova Iorque são cenários espetaculares!
Uma observação interessante é acerca do desempenho do PS4, em que mesmo com a exuberância visual, com várias explosões e peças voando pelo céu, não houve queda de frames durante os testes para a análise, confirmando e consolidando a posição do console mais potente dessa geração.
Jogabilidade
O objetivo de LEGO Marvel Vingadores, além de contar a história dos filmes de modo satírico, é também promover uma experiência divertida e descompromissada de maiores desafios ou de níveis dificultosos.
Com a premissa de entretenimento puro, o jogador é, praticamente, invencível. Mesmo que os heróis levem danos dos inimigos e morram, logo são ressuscitados e estão totalmente prontos para cumprirem seus papéis: vingarem-se.
A maior dificuldade do jogo encontra-se na empreitada da conquista dos colecionáveis espalhados ao redor de cada cenário, sendo preciso o uso de super-heróis específicos para liberarem espaços novos com seus poderes próprios.
Usando o Visão e o Thor na equipe, por exemplo, é possível alterar sua forma física para passar por ventilações e abrir paredes com rachaduras com um impacto do Mjolnir, respectivamente, mas não é possível explodir caixas ou reparar equipamentos eletrônicos como o Homem de Ferro pode fazer. Essa variedade (de quase 200 personagens) enriquece o título, ofertando ao jogador a possibilidade de finalizar a missão de várias formas!
Para formar sua “equipe dos sonhos”, o game possibilita o modo “Jogo livre” após a conclusão de cada missão, permitindo alternar para o seu super-herói preferido a qualquer momento. Essa experiência fica ainda mais divertida nos mapas abertos.
Querendo extrair o máximo possível do título, a Warner inseriu mapas abertos para a exploração do jogador e, principalmente, para o desbloqueio de personagens especiais como o Cavaleiro da Lua, Serpente da Lua, Homem-Formiga, Luke Cage e inúmeros outros.
A ilha de Manhattan é o maior cenário aberto disponível no jogo, contendo heróis escondidos e missões paralelas de salvar pessoas, interromper crimes ou bater pontuações em desafios. Além da ilha, há também a costa da África do Sul e até a própria Asgard.
Para os jogadores que estava esperando um grande lançamento contendo um divertido coop local, então a hora chegou! Jogar LEGO Marvel Vingadores com o irmão (ã), namorada (o), amigo (a) torna a experiência ainda mais saborosa com o trabalho em equipe no controle de personagens poderosos.
Apesar de não ser necessário a presença de um companheiro (a) para o término das fases, a jogatina torna-se ainda mais fluida com duas pessoas na mesma sessão, viabilizando a conclusão dos puzzles de modo mais dinâmico e rápido.
Se o modo coop, a extensa variedade de super-heróis e o enredo cômico não lhe convenceram, que tal você tornar-se um próprio vingador? A personalização de um caráter permite determinar a vestimenta, as cores, as marcas e até o uso de armas especiais.
Um dos pontos falhos presente na jogabilidade é a deficiência da câmera em determinados espaços, em que não consegue acompanhar os heróis, deixando os jogadores totalmente às cegas sem poderem visualizarem se há inimigos ou itens especiais. Apesar de comum em áreas com vãos e muitos obstáculos espalhados pelo ambiente, nada que atrapalhe a conquista de um colecionável ou cause a perda do progresso.
Outro incidente, esse mais grave, foi o acorrentamento dos personagens em buracos impossíveis de serem saltados, sendo necessário pausar o jogo por alguns minutos ou reiniciar desde o último ponto de checagem.
As pequenas falhas ocorridas durante o game não são capazes de comprometer a diversão proporcionada durante a jogatina, sendo ela cada vez mais imersiva e excitante com o desbloqueio de novos heróis para a coleção permitindo o uso de novas estratégias nas missões, potencializando a experiência com a inclusão do player 2.
Considerações finais
Como a voz do povo já diz: “A diversão não tem idade”, não sendo necessário ter 10 anos para curtir plenamente um jogo LEGO, até porque muitas das referências citadas somente os fãs mais experientes que terão o privilégio de reconhecê-las.
Com a meta de ser uma obra cômica, divertida e com uma jogabilidade acessível a todas as idades, LEGO Marvel Vingadores cumpre seu papel com excelência e se consolida no mercado como um dos games mais divertidos da série já produzidos, juntamente com LEGO Batman 3.
Apesar da preferência do embasamento do jogo nos filmes do que nas HQs, o título não perde seu brilho e consegue contemplar, dignamente, um universo esplêndido. Espera-se, pelas próximas edições, maiores aprofundamentos nas histórias originais, podendo resultar em um jogo espetacular.
Altamente recomendável, não perca a sua oportunidade de entrar na equipe dos heróis mais poderosos da Terra e se divertir o tempo todo!