Review

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre: vale a pena?

Obrigatório para os fãs do jogo de corrida arcade

por Raphael Batista
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre: vale a pena?

Senna Sempre. Mais do que o nome do novo conteúdo de Horizon Chase Turbo, duas palavras que possuem significados grandiosos. O herói brasileiro jamais será esquecido. Seus grandes feitos, sua personalidade, seu carisma, seu legado. Dentro e fora das pistas. Tudo isso é, de fato, eterno. E a nova expansão do jogo de corrida revive a trajetória do ídolo com uma baita homenagem.

A expansão oferece muito mais do que somente os carros pilotados por Senna, colocando os jogadores na pele do “Rei da Chuva”. O pacote parece ter sido feito com bastante carinho e tem uma qualidade impressionante. A Aquiris entregou um modo história com uma série de episódios importantes do piloto em circuitos icônicos, além de novidades exclusivas de gameplay.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre é um DLC obrigatório para quem curte o jogo de corrida arcade, e a versão completa do game com essa expansão pode ser uma excelente opção para quem ainda não começou a acelerar nele. É conteúdo de alto nível, feito por brasileiros e que merece a sua atenção.

Das memórias para o game

As manhãs de domingos seguiam um ritual quase sagrado: a família se reunia na sala de frente para o televisor a fim de ouvir Galvão Bueno narrando mais uma vitória de Ayrton Senna nas corridas de Fórmula 1. Domingo após domingo, o piloto fazia a alegria dos brasileiros mesmo quando o futebol não cumpria esse papel.

1
Vencer era o que definia Senna.

Esses momentos ficaram registrados no coração dos fãs e a Aquiris trouxe ao jogo os principais circuitos do piloto. No game, os pilotos virtuais passam pelo polêmico GP do Japão, palco do primeiro campeonato de Senna e também das confusões com Alan Prost; vivenciam momentos nostálgicos em Interlagos, pista na qual Ayrton teve de segurar o tranco do carro após perder a caixa de câmbio; e, claro, dominam as ruas de Mônaco.

Tudo isso em uma campanha de cinco atos que narra a trajetória do Rei da Chuva desde seu início na Toleman até os dias de glória na McLaren. Mais de 15 carros foram adicionados ao game, e os modelos de Senna estão entre eles para recriar a história de forma mais fiel.

2
Conheça a história de um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Gameplay consagrado, mas com novidades

Em Senna Sempre, os jogadores precisam apenas completar as corridas – assim como o jogo base. No entanto, o diferencial está nas Façanhas do Senna, desafios específicos para cada GP e que possuem relação até mesmo com a vida do piloto.

Essas Façanhas dão uma pitada adicional de desafios para quem busca ser o maior dos pilotos. Contudo, são situações bastante simples de cumprir e talvez tenham faltado mais recompensas para quem chega aos 100%.

3
Os desafios do jogo não são difíceis de serem cumpridos.

Outra mudança aplicada pela Aquiris é o sistema de melhorias. Em Horizon Chase Turbo, os jogadores ganhavam melhorias permanentes para o carro, mas em Senna Sempre, as evoluções são resetadas a cada partida porque o jogador pode optar em aumentar o nível de controle, combustível ou velocidade.

As chamadas “estratégias de corrida” obrigam os pilotos a analisarem o percurso antes do início da corrida a fim de optar pela melhoria mais eficiente. De nada adianta escolher por mais controle se o trajeto possui poucas voltas.

4
Para cada desafio, há uma estratégia diferente.

Foi uma sacada bem legal porque o próprio Ayrton Senna palpitava nas construções dos carros de suas equipes. Logo, nada mais justo dos jogadores terem a chance de modificarem seus veículos para as partidas.

Digno de Fórmula 1

Um dos grandes atrativos criados para a expansão é a opção de alternar para a perspectiva em primeira pessoa. Nessa visão, os comandos continuam responsivos e funcionam perfeitamente.

O que faltou para a imersão ser completa era a possibilidade de entrar em pit stop no meio da prova e as corridas durarem mais. Todas as pistas exigem apenas três voltas e, por isso, concluir a campanha não leva mais de três horas.

5
Uma experiência de pilotagem bem legal.

Há o modo Campeonato Mundial que os jogadores podem escolher entre as equipes com seus carros de atributos específicos. Porém, não possuem conexão com a história de Senna e estão ali como conteúdo secundário.

A Aquiris merece elogios pela ambientação das pistas e pela sensação competitiva típica da F1 para o estilo arcade de Horizon Chase Turbo. Os carros são parecidos com os do esporte e existem cenários que parecem ser recriações exatas de trajetos conhecidos, como a famosa pista de Mônaco.

6
As pistas são divertidas e criativas.

Senna Sempre não tem a pretensão de ser um simulador da Fórmula 1, mas sua competência em adequar a experiência para o estilo é impressionante.

Senna Sempre: vale a pena?

Independentemente se você é um entusiasta da Fórmula 1 ou não, a expansão de Horizon Chase Turbo agrada em todos os aspectos. Repetindo o mesmo estilo de jogabilidade, mas acrescentando o clima do esporte automobilístico, o DLC dá uma aula – quase que literalmente de história do Brasil – para os jogadores.

Se você gostou do jogo base e pretende adquirir a expansão, há ainda uma notícia melhor: o conteúdo tem um preço bastante acessível na PlayStation Store por R$ 31,90. A Aquiris ainda lançou uma versão especial de mídia física que oferece o game juntamente com a expansão.

7
Pan pan paaaaan pan pan paaaan

Senna Sempre é mais uma forma de ajudar a eternizar os feitos do grande “Ayrton Senna do Brasil”. Uma ode ao grande herói brasileiro. Um conteúdo para jogar, relembrar, vencer. E passar para as próximas gerações um pouquinho do que essa lenda representou não só para o nosso país, como para o mundo.

Veredito

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Aquiris

Jogadores: 1

Comprar na Amazon
90 Ranking geral de 100
Vantagens
  • História bem recriada de Ayrton Senna
  • Boa adição de carros e pistas
  • Preço bastante acessível
  • Sistema de estratégia de corridas bem elaborado
  • Perfeita recriação do ambiente da Fórmula 1
Desvantagens
  • Poderia ter mais elementos da Fórmula 1
  • Conclusão do modo pode ser muito rápida
Raphael Batista
Raphael Batista
Publicações: 6.259
Jogando agora: Marvel's Guardians of the Galaxy
Estudante de Teologia e apaixonado por PlayStation desde sempre. Jogos preferidos são The Witcher 3, Metal Gear Solid, God of War e Marvel's Spider-Man.