Review

Harry Potter: Campeões do Quadribol: vale a pena?

Harry Potter: Campeões do Quadribol atende aos pedidos do fãs do bruxo mais famoso do mundo, mas...

por Thiago Barros
Harry Potter: Campeões do Quadribol: vale a pena?

Quem não sonhou em ser um jogador de… Quadribol? É, se você cresceu lendo os livros e/ou assistindo aos filmes de Harry Potter e sendo fã de videogames, muito provavelmente queria ter a experiência de um jogo como Harry Potter: Campeões do Quadribol.

Depois de realizar o sonho de ser aluno da Escola de Magia e Bruxaria mais famosa do mundo em Hogwarts Legacy, é hora de preencher uma lacuna que ele deixou: entrar em campo, subir na vassoura e fazer história. Na Taça das Casas, no Torneio Tribruxo e até na Copa do Mundo.

Sim, ele é um pouco diferente do que você está acostumado. Obviamente, foi preciso adaptar algumas coisas do esporte bruxo, como por exemplo:

  • O Pomo de Ouro vale só 30 pontos, não 150 – e pode haver dois deles na mesma partida. Essa é uma mudança que precisava ser feita, afinal, 150 pontos faz com que todo o resto pareça irrelevante;
  • O jogo não acaba quando o Pomo de Ouro é capturado. Afinal, se fosse assim, as partidas poderiam não ter fim. O jogo acaba quando uma equipe faz 100 pontos ou então quando a contagem regressiva da partida termina;
  • As equipes têm seis jogadores, não sete. Um batedor foi removido – provavelmente, porque essa é uma posição levemente OP, que pode prejudicar muito outros jogadores da equipe rival, então foi feito este nerf.

Mas, no fim das contas, a experiência é positiva, e este balanceamento não só faz sentido, como deixa o jogo bastante dinâmico. Pense em Harry Potter: Campeões do Quadribol como um Rocket League de Quadribol. Divertido, intenso, imprevisível.

Equipe em Harry Potter: Campeões do Quadribol

Agora, uma outra escolha dos devs não é tão boa assim. Apesar de serem seis jogadores no time, só três pessoas podem jogar simultaneamente. Talvez isso mude com atualizações no futuro, mas no momento, a realidade é essa.

Ou seja, cada um precisa ficar alternando (ou então deixar só o bot controlando) entre duas posições nas partidas online. Nas offline, é possível controlar todo mundo (ou, de novo, deixar bots fazerem as outras cinco posições e ficar em uma só).

Isso até adiciona um outro elemento ao jogo. Além de dominar o que você mais gostar – goleiro, artilheiro, batedor ou apanhador – é bom saber um pouquinho de cada outra role e, principalmente, a hora em que trocar para ela.

Torneio Tribruxo é muito legal em Harry Potter: Campeões do Quadribol

Por exemplo: se você sabe/gosta de jogar de batedor, é muito importante estar preparado para acertar o apanhador adversário quando o pomo de ouro estiver em jogo. E, seguindo nesta dinâmica, trocar para o seu apanhador assim que conseguir paralisar ou derrubar o rival da vassoura.

Campeões do Quadribol é um jogo divertido, com gráficos estilo cartoon e personagens de Harry Potter, mas pode ser uma experiência bem desafiadora e estratégica – ainda mais nas dificuldades elevadas. É um game relativamente simples de entender, porém com uma curva de aprendizado intensa.

Outra preocupação é: o quanto os fãs de Harry Potter realmente se engajarão com o jogo e o manterão vivo a longo prazo?

Brasil no Campeões de Quadribol

Na Steam, ele teve um pico bem modesto, de pouco mais de 6 mil simultâneos, 11 dias atrás, e nas últimas 24 horas não chegou nem a mil. Porém, obviamente, o seu maior público deve estar no PlayStation, onde ele pode ser jogado sem custos extras pelos membros do PS Plus.

Nos testes do MeuPlayStation, não tivemos problemas para encontrar partidas nos últimos dias, mas certamente é algo para levar em consideração e observar nas próximas semanas. Especialmente caso haja uma demora para a implementação de novidades – o que pode afastar quem está jogando atualmente.

Em Campeões do Quadribol, você começa sua trajetória em um tutorial na Toca, com Harry, Gina, Rony e companhia, depois chega à Hogwarts para disputar a Taça das Casas, pode representar a escola no Torneio Tribruxo e, conforme for avançando, disputar até a Copa do Mundo.

Cosméticos em Harry Potter: Campeões de Quadribol

Tudo isso com um time de seis jogadores – que podem ser totalmente personalizados com a ferramenta de customização do jogo ou serem skins dos personagens que marcaram época em Harry Potter. Para desbloqueá-los, é só cumprir objetivos e resgatá-los usando a moeda do jogo.

Os cosméticos são uma grande parte da experiência, porém ainda são poucas as opções disponíveis no lançamento. A expectativa é de que haja mais conteúdo nestes próximos meses, para tornar a experiência mais recompensadora e variada.

Harry Potter: Campeões do Quadribol: vale a pena?

Se você é fã de Harry Potter e assinante do PS Plus, não tem nem o que pensar: é dentro! E, mesmo que não seja, mas se quiser uma experiência divertida com os seus amigos que curtem, pode ser uma boa pedida – ainda mais para quem curte esportes.

Agora, se tiver que pagar os R$ 100 pelos quais ele é vendido, talvez seja melhor esperar um pouquinho para ver se teremos, realmente, mais conteúdo nos próximos meses, conforme foi prometido pelos desenvolvedores.

Harry Potter: Campeões do Quadribol acaba de ser lançado, no último 3 de setembro, para PS4PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. Você pode clicar aqui para baixar e começar a jogar e aqui para ler as dicas do MeuPS sobre o jogo.

Veredito

Harry Potter: Campeões do Quadribol: vale a pena?
Harry Potter: Campeões do Quadribol: vale a pena?

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: WB Games

Jogadores: 1-3

Comprar com Desconto
77 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Adaptação do Quadribol foi muito bem feita
  • Skins de personagens de Harry Potter
  • Jogabilidade com boa curva de aprendizado
  • Funciona bem tanto online quanto offline
Desvantagens
  • Precisa ter mais cosméticos e itens temáticos
  • Modos de jogo acabam ficando repetitivos
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 5.593
Jogando agora: Silent Hill 2
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.