Review

F1 24: vale a pena?

Retorno do simulador da maior categoria do automobilismo mundial foca em mais conteúdo no Modo Carreira; veja análise completa

por Thiago Barros
F1 24: vale a pena?

Chegou aquele momento de uma das tarefas mais ingratas das análises de videogames: escrever um review sobre um jogo anual de esportes. Todo ano vem a mesma pergunta: será que precisava? Bom, F1 24 é mais um dos muitos casos em que há vários argumentos para responder a essa pergunta tanto com um “sim” quanto com um “não”.

Contudo, o mais forte deles parece pesar a balança mais para o lado positivo – a grande melhoria do Modo Carreira, que era algo requisitado pelos fãs há muito, muito tempo. Mais cutscenes, uma série de desafios, possibilidade de controlar pilotos da vida real (e até lendas)… É realmente o grande destaque do game.

Por outro lado, faltam inovações em outros aspectos. Quando você vai para a pista, no fim das contas, ainda parece o mesmo jogo. Tem algumas melhorias visuais, acertos em traçados de certos circuitos e uma jogabilidade ainda mais acessível? Sim, tem. Mas, para o jogador casual, não vai fazer tanta diferença assim.

E, como de costume, o que realmente importa é isso: o que você espera do game?

Se quiser algo com uma grande evolução em relação ao título anterior ou uma revolução para o gênero em jogabilidade, esqueça.
Agora, se tiver consciência de que é mais um capítulo da série da Codemasters, que está em constante evolução, e é só mais um outro passo, aí vale meter marcha.

F1 24

A grande questão com F1 24 é que, realmente, ele é uma experiência interessante. Se não compararmos com o jogo anterior, é praticamente só elogios. A ambientação dos circuitos é incrível, o fato de ele ser totalmente licenciado e contar até com lendas do esporte, ajuda demais, e a possibilidade de jogar online e offline agrada a todo mundo.

Especialmente com a quantidade de opções de acessibilidade, que é cada vez maior nos jogos da franquia. O que pode também ser uma faca de dois gumes, tendo em vista que essa busca pelo realismo dos movimentos, assim como acontece em outros jogos da EA Sports, pode prejudicar um pouco a jogabilidade.

Em alguns momentos, as animações são lindas, mas acontecem em timings diferentes do que se espera. Acontece em FC 24, em UFC 5 e se repete em F1 24. Inclusive, algo que incomoda um pouco é como os pneus parecem mais “flutuar” do que girar – frase que você já viu, certamente, em relação ao “andar” dos games de futebol.

F1 24

Mas o Dynamic Handling é um acerto, porque personaliza a experiência de acordo com o jogador. Isso sempre foi um ponto forte da franquia e segue melhorando a cada título. Especialmente agora, com estas melhorias da Carreira. Os objetivos e o modo de cenários e desafios dão uma nova imprevisibilidade às corridas.

Além disso, toda a progressão do personagem está repaginada. Com os objetivos das corridas e do dia a dia, é possível ir evoluindo seus atributos e melhorar seu overall de maneira dinâmica, contando ainda com aquelas mecânicas de rivalidade com seu colega de equipe e também com outros pilotos.

F1 24

Agora, nem tudo são flores. Os tempos de carregamento são muito longos para a atual geração, as corridas têm pouquíssimos acontecimentos diferentes (e a IA do jogo é muito certinha, sem arriscar movimentos mais ousados) e a curva de aprendizado não é das mais simples na transição de super casual para um nível além.

F1 24: vale a pena?

Agora, de resto, é basicamente o F1 23. O F1 World, o Multiplayer, a Loja, o Cinema e por aí vai. Nenhum modo de jogo tão diferenciado, além da Carreira com a Escuderia inteira, gráficos muito parecidos, narração e trilha sonora também, enfim… E, sim, falta um Breaking Point. Que saudades!

Se você já tem F1 23 e joga só um pouquinho, de vez em quando, não vale. Especialmente por não haver modificações no elenco. Mas se você é apaixonado pela velocidade e está animado com as possibilidades novas do Modo Carreira, certamente é uma excelente pedida. Parece um DLC do jogo anterior? Talvez, mas isso não quer dizer que seja ruim.

É um jogo com a categoria licenciada, um gameplay correto e um visual super bem feito, condizente com que se espera de um título AAA em 2024. Mais uma vez, a bandeira quadriculada chega bem a F1 24. Mais uma obra seguindo os padrões da empresa.

Veredito

F1 24
F1 24

Sistema: PS5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
79 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Modo Carreira dá um salto significativo
  • Circuitos e pilotos seguem muito bem feitos
  • Dynamic Handling deixa jogo ainda mais acessível
Desvantagens
  • Pouquíssimas inovações em relação ao antecessor
  • Corridas não costumam ter muitos "acontecimentos"
  • Breaking Point faz falta para dar um molho à carreira
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 5.937
Jogando agora: Silent Hill 2
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.