Review

F1 23: vale a pena?

Novo jogo é mais uma excelente simulação da maior categoria de automobilismo do mundo

por Thiago Barros
F1 23: vale a pena?

Não tem como negar que pilotar a mais de 300 km/h na famosa Las Vegas Strip, à noite, com todas as luzes da Cidade do Pecado no seu caminho é uma experiência daquelas. Fazer isso em F1 23 é impressionante, e é justamente neste ponto que a série vem acertando tanto nos últimos anos: a combinação entre experiência e ambientação.

E é até difícil explicar como, mas tudo em F1 23 parece melhor do que em F1 22. Seja no visual, seja no gameplay. A EA Sports declarou que fez mudanças em ambos, aplicando um “filtro de cores” para simular a qualidade das transmissões da TV e criando novos recursos para pilotagem e físicas dos carros. Bom, e parece ser real, não somente um blá blá blá pra vender jogo.

A série de jogos oficiais da Fórmula 1 deu uma derrapada no ano passado, mas parece que se recuperou e acelerou novamente.

Faça a diferença!

O slogan de F1 23 é “Seja o último a frear”, e isso quer dizer muita coisa.

Principalmente na parte de gameplay, com a adição do recurso Precision Driving e as novas físicas dos veículos. A Codemasters fez um excelente trabalho para melhorar algo que já era muito bom. O controle do carro, realmente, parece estar mais “natural”. Você poderá realmente forçar o seu limite – se você já viu Drive To Survive na Netflix, certamente reparou na equipe pedindo isso aos pilotos.

Você define como quer sua experiência em F1 23 (Foto: Thiago Barros/Reprodução)
Você define como quer sua experiência em F1 23 (Foto: Thiago Barros/Reprodução)

Não é fácil de explicar, obviamente. É preciso jogar para entender, mas você sente “na ponta dos dedos, amigo”. Especialmente quando precisa fazer aquela transição para uma curva. O acelerar, o frear, o contornar. Tudo parece reagir melhor aos comandos.

Aqui, é fundamental ressaltar que as opções de personalização de dificuldade de F1 22 chegaram para ficar. Ou seja, se você quiser fazer tudo isso com controles manuais e ter uma experiência de simulação, vai conseguir. Mas se quiser apenas se divertir de forma mais leve com uma pegada arcade, também.

E não vão faltar é opções de modos de jogo para testar e definir como você realmente gosta de jogar.

Ponto de Frenagem de F1 23 é muito bom (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Ponto de Frenagem de F1 23 é muito bom (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

A começar, é claro, pela grande novidade de F1 23: o retorno do modo Ponto de Frenagem. A sequência da história de Aiden Jackson é incrível. Com direito a uma nova equipe no grid, a Konnersport, a experiência narrativa continua os eventos de F1 2021 com maestria. Vale muito começar sua experiência no game logo por ela.

E, quando tiver se apaixonado por todo o mundo da Fórmula 1, começar um Modo Carreira – como piloto ou criando seu próprio time. Além disso, obviamente, o jogo oferece também a oportunidade de controlar qualquer corredor e qualquer carro da temporada da F1 – trazendo também todos os circuitos, incluindo os novos de Las Vegas e Catar.

Outros pontos que merecem atenção são a nova modalidade de corridas com 35% de suas durações normais, permitindo que o jogador deixe suas partidas mais dinâmicas, o retorno das bandeiras vermelhas e o redesign do F1 World. Este último, principalmente, faz uma grande diferença, visto que parecia ser bem inútil no F1 22 e agora se tornou um hub de verdade para os modos mais simples do game.

Ambientação de F1 23 é incrível (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Ambientação de F1 23 é incrível (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para quem curte jogar online, houve ainda uma mudança grande no sistema de ranking, além de novidades no sistema de Licença para valorizar os melhores. No offline, além dos modos tradicionais já citados, as Séries oferecem a oportunidade de jogar uma temporada, com opções de customização, usando os pilotos da vida real.

Tudo com os gráficos de altíssimo nível que se espera da franquia. O circuito de Las Vegas, apesar de os hotéis/cassinos não terem seus nomes verdadeiros, certamente por questões de licenciamento e direitos, é impressionante. Se você conhece a cidade, vai ver como ela está incrivelmente bem retratada – assim como já é o padrão da série.

F1 23: vale a pena?

No fim das contas, a Codemasters sabe o que fazer com a Fórmula 1. E mostrou isso mais uma vez com F1 23.

Obviamente, o preço vai afastar a galera que não é super fã da modalidade, o que é uma pena – mas totalmente compreensível. A edição padrão do jogo para PS4/PS5 custa mais de R$ 350. Agora, se você curte a velocidade e esperava um upgrade em relação ao anterior, é sim uma excelente aquisição.

Lindos gráficos, jogabilidade ainda mais apurada e muitas opções de diversão. Infelizmente, uma delas não é a compatibilidade com a realidade virtual, já que este modo não funciona com o PS VR2, mas mesmo assim, é mais do que suficiente. Poderia ter uma opção de narração na corrida, e as microtransações são chatinhas? Sim, só que, de novo, nada tira o brilho do jogo.

F1 23 acelera!

Veredito

F1 23
F1 23

Sistema: PS5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
85 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Ponto de Frenagem 2 é muito bacana
  • Ambientação está ainda mais impressionante
  • Localização completa para o português
  • Gameplay parece ainda mais apurado
  • Variedade de modos de jogo
  • Novo F1 World merece elogios
Desvantagens
  • Falta de opção com narração
  • Sistema de microtransações não agrada
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 4.187
Jogando agora: Avatar: Frontiers of Pandora
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.