Review

Exo One: vale a pena?

Visualmente encantador e hipnotizante, Exo One é a odisseia espacial definitiva que faz se perder completamente por poucas horas

por André Custodio
Exo One: vale a pena?

Aclamado na Steam, a odisseia espacial Exo One finalmente chega ao PlayStation, anos depois de seu anúncio. E obviamente o estúdio Exbleative não ficaria para trás nessa nova versão, trazendo recursos que certamente agradarão aos jogadores.

O título é uma experiência única, hipnotizante e altamente imersiva. Ela chega para fazer frente às maiores aventuras narrativas para além da atmosfera terrestre e definitivamente não faz feio com sua proposta mais subjetiva.

O fracasso leva a medidas drásticas

Após o fracasso de uma missão exploratória na superfície de Júpiter, um piloto é enviado com urgência para resgatar os membros desaparecidos da nave terrestre. Seu objetivo ganha contornos dramáticos quando há suspeitas de uma estranha anomalia espacial.

Para concluir a campanha com sucesso, o corajoso protagonista utiliza uma misteriosa nave alienígena capaz de contornar qualquer tipo de problema atmosférico.

Exo One
Fonte: André Custodio

O piloto agora precisa reunir toda sua determinação e investigar o que teria causado um sumiço. Foram apenas condições naturais ou há algo que a humanidade ainda não foi capaz de identificar? Todas as respostas dependem dessa missão de alto risco.

Exo One é um game de exploração espacial desenvolvido pela Exbleative. O título foi originalmente lançado em novembro de 2021 para PC (via Steam), onde recebe mais de 96% das análises positivas.

Exo One
Fonte: André Custodio

Apesar de apresentar grandes planetas repletos de detalhes hipnotizantes, sua campanha é linear e pode ser concluída em até 3h. Porém, caso você conheça os atalhos e as mecânicas, é possível concluí-la em menos de uma hora.

A proposta é simples: com a Exo One, atravesse cenários em diversos planetas e refaça o trecho realizado pela tripulação desaparecida em Júpiter. A partir dessa progressão, eventos narrativos são contados por meio de curtas cenas, mas com ares de mistério.

Exo One
Fonte: André Custodio

A história é extremamente instigante e bem conduzida, deixando postas sobre o destino da missão terrestre ao fim de cada capítulo — ou planeta. Alguns flashbacks aparecem durante certos eventos da jornada, complementando cenas em CGI e diálogos adicionais.

Nesse aspecto, a Exbleative faz um trabalho muito bem feito. As frases do game são impactantes e pontuais e se combinam com um gameplay profundo e arrebatador, com uma ausência de complexidade que torna tudo mais enxuto.

Uma odisseia espacial estonteante

Sobre o gameplay de Exo One, não há muito o que falar; a nave dispara para a frente, controla a gravidade e realiza mergulhos para ganhar velocidade. Além disso, ela ganha impulso em nuvens para obter alturas maiores e alcançar novas zonas de interesse.

O título também possui colecionáveis que podem aprimorar atributos específicos do objeto voador. Essas fontes de energia garantem que ele plane por mais tempo, atinja a velocidade do som mais rapidamente e se torne mais versátil durante as viagens.

Exo One
Fonte: André Custodio

Porém, o grande destaque de Exo One vai para a ambientação. São vários planetas com detalhes únicos e visuais absurdamente encantadores. Efeitos de partículas são retratados de forma realista e as anomalias atmosféricas ocorrem em escalas impressionantes.

A aventura de fato retrata a grandiosidade do espaço sideral. Em meio a uma solidão hipnotizante, os jogadores passarão por vastos mares primordiais, por montanhas e abismos, por asteroides, por florestas e por ruínas de mundos esquecidos.

Exo One
Fonte: André Custodio

Enquanto isso, os corpos celestes são influenciados por suas propriedades características. Entre elas, há redirecionamentos de correntes de ar, explosões de vulcões, mudanças na gravidade, perdas técnicas de energia e muito mais.

Cada capítulo é único e transparece sentimentos claros de imersão. Exo One também conta com um impacto subjetivo nato, que oferece reflexões sobre diversos aspectos da vida graças a uma trilha sonora estilizada e bem familiar para fãs do gênero.

Exo One
Fonte: André Custodio

Outro detalhe fica por conta dos recursos do DualSense. O game suporte gatilhos adaptáveis e feedback tátil, tornando cada salto, planagem e contato com a superfície palpável.

Problemas técnicos fazem sentido, mas não devem ser ignorados

A progressão de Exo One é lenta e ocorre diante de quilômetros e quilômetros de extensão planetária. Dessa forma, como há uma grande área de exploração, é possível observar algumas falhas nas texturas, especialmente em detalhes do solo.

Além disso, eventos com muitas anomalias (como na fase da queda de meteoros e na da viagem solar) rendem leves quedas de FPS. Felizmente, esse déficit na performance não é comum e passa longe de atrapalhar a experiência no geral.

Exo One
Fonte: André Custodio

Exo One é um game para ser apreciado com calma e da forma “certa”. São muitos detalhes para serem reparados e a magnitude de cada região traz um verdadeiro reflexo do que seria pairar sozinho em uma galáxia imensurável.

Exo One: vale a pena?

Muito profundo, Exo One é a odisseia espacial definitiva e combina os cenários hipnotizantes e a trilha no estilo The Artful Escape em um conceito único. Os cenários dos mundos e as anomalias são belíssimas, enquanto o gameplay progride agradavelmente.

Os maiores problemas do game são técnicos e impactam levemente a performance e aspectos de textura. Porém, sua imensidão e os planetas de larga escala se superam em meio às falhas, apesar da campanha possuir de 2h a 3h em uma primeira run.

No geral, Exo One traz uma experiência imersiva e única que certamente impactará boa parte dos jogadores. Assim como a versão de Steam, a edição de PS5 é altamente recomendada para fãs de exploração espacial, agora incluindo suporte aos recursos do DualSense.

Exo One está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC. Saiba mais sobre o game através de sua página oficial na PS Store.

Veredito

Exo One
Exo One

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: Exbleative

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
84 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Cenários dos planetas incrivelmente belos
  • Experiência atmosférica muito imersiva
  • Excelente uso dos recursos do DualSense
  • Trilha sonora estilizada
  • História muito intrigante
  • Anomalias planetárias hipnotizantes
Desvantagens
  • Algumas quedas de FPS
  • Problemas de texturas
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 6.662
Jogando agora: Madison VR
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.