Review

eFootball PES 2021: vale a pena?

Nova versão recebeu apenas ajustes na jogabilidade

por Charles Paim
eFootball PES 2021: vale a pena?

O novo ciclo do PES começou um pouco confuso. O termo “Season Update” não estava claro para todos. Só após um tempo, todo mundo entendeu que eFootball PES 2021 não se tratava de um DLC, mas sim de “um jogo completo”. E será que isso foi suficiente para agradar aos fãs?

A sua sensação de dèja vu ao jogá-lo não é apenas uma impressão: o jogo é praticamente o mesmo do seu antecessor. Contudo, a Konami deixou bastante claras as suas intenções ao comunicar que se tratava de uma estratégia para a next-gen. Segundo a publisher, praticamente todo o foco da equipe está voltado para o PES 2022, com a Unreal Engine.

Enquanto não chega a nova geração, você deve estar se perguntando: é melhor comprar o eFootball PES 2021 ou continuar com a versão anterior? Vamos ajudá-lo a decidir.

O que mudou no conteúdo?

Até o momento, houve mais perdas do que ganhos. Três times presentes na versão passada perderam suas licenças: Inter, Milan e Palmeiras. Apesar de continuarem lá, estão com nomes genéricos. O Verdão, por exemplo, está como “São Paulo Barra Funda V”.

Os estádios também sofreram baixas: Giuseppe Meazza, Maracanã, Palestra Itália e Fenerbahçe foram retirados do jogo. Em relação a ganhos de conteúdo, quase não há novidades a não ser troféus novos as copas Italiana e Colombiana.

eFootball PES 2021 - Seleção de Times

Visualmente (quase) idêntico

Graficamente, como era de se esperar, continua igual ao seu antecessor. No entanto, podemos destacar duas exceções. No eFootball PES 2020, a paleta de cores dos menus em rosa dificultava a visualização das opções. Desta vez, mudaram para um bonito azul. A segunda mudança é com alguns placares: 1ª e 2ª divisões de Itália e Brasil tiveram sua identidades visuais modificadas.

eFootball PES 2021 - Opcoes

Só o myClub teve mudanças sutis

A Master Liga, BAL, Divisões Line, e todos os outros modos de jogo,  permanecem intactos. Se você jogou um destes modos na versão anterior, não notará quaisquer mudanças. Já o myClub, a “galinha dos ovos de ouro” da Konami, ganhou duas mudanças sutis, ambas referente à parte tática.

Para os técnicos que usam táticas com quatro ou cinco jogadores na defesa, não é possível transformar laterais em zagueiros. E nas táticas com três atacantes só é permitido, no máximo dois centroavantes.

eFootball PES 2021 - myClub

Gameplay update

Enfim chegamos à jogabilidade do eFootball PES 2021, algo que, de fato, sofreu algumas mudanças. Felizmente, todas para melhor.

Comecemos pela arbitragem, um dos problemas mais críticos: melhorou um pouco, mas o juiz continua marcando algumas faltas bobas. No entanto, já marca pênaltis com mais frequência. Além disso, deixa o jogo rolar mais livremente após pequenas trombadas.

E por falar em “tromba-tromba”, as colisões entre os jogadores melhoraram consideravelmente. Já não ocorrem tantas disputas dentro da área e que culminavam em gols do adversário. Porém, vale salientar que este fato se deve muito ao fato do jogo estar mais cadenciado.

Por quê? Porque, frequentemente, nas atualizações, a velocidade do jogo é aumentada. Quando isso acontece, a engine aparenta se perder em alguns aspectos, A colisão entre os jogadores fica desbalanceada e compromete arbitragem, troca de cursor, entre outras coisas.

Outra mudança positiva são as bolas que não passam mais através dos jogadores. Desta forma, consegue-se interceptar os passes com mais eficiência. Os passes descalibrados também foram ajustados. A força e a direção que você deseja são executados da forma planejada.

As respostas dos jogadores estão mais rápidas, assim como seu tempo de reação. Consequentemente, beneficiou também a execução dos dribles. Com um pouco de treino, pode-se arriscar algumas jogadas individuais com êxito

Alguns problemas da versão anterior, porém, continuam incomodando os jogadores no eFootball PES 2021. Por exemplo, a zaga fica perdida na saída de bola e nos minutos finais de cada tempo.

A troca de cursor também ainda tem suas falhas. Às vezes é um sacrifício selecionar o jogador correto naquele momento mais importante. Os jogadores ainda desistem de ir na bola em algumas jogadas. E aí você toma um gol ou perde uma oportunidade de ataque, a depender da situação.

eFootball PES 2021 - Drible

eFootball PES 2021 vale a pena?

Vale comprar eFootball PES 2021? A resposta é sim, caso você tenha gostado do eFootball PES 2020 e conseguiu conviver com os defeitos na jogabilidade. Afinal, mesmo com alguns problemas do seu antecessor, que ainda permanecem imutáveis, é um produto razoavelmente superior na soma das partes.

Visto que a jogabilidade sempre foi o pilar central da franquia, ela atingiu um patamar bastante aceitável. E, desde que futuras atualizações não a prejudiquem, vai proporcionar boas horas de um bom futebol digital.

Porém, vale ressaltar que o o preço não é compatível com o volume de atualizações oferecido. O jogo é vendido por R$179,90 na PlayStation Store, um pouco salgado para um update. Embora lá fora esteja a US$ 30 (a Konami reduziu o preço por ser uma atualização), não houve um desconto no Brasil, na mesma proporção.

Mas se a versão anterior não lhe agradou, dificilmente eFootball PES 2021 vai lhe convencer do contrário.

Veredito

eFootball PES 2021
eFootball PES 2021

Sistema: PlayStation 4

Desenvolvedor: Konami

Jogadores: 1-4 jogadores

Comprar com Desconto
70 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Jogabilidade mais consistente
  • Arbitragem com menos falhas
  • Respostas melhores e dribles mais víáveis
Desvantagens
  • Troca de cursor deixa a desejar
  • Zaga ainda batendo cabeça nas saídas de bola e minutos finais
  • Volume de mudança muito pequeno em relação ao preço cobrado
Charles Paim
Charles Paim
Publicações: 389
Jogando agora: Nada no momento.
Administrador da comunidade CTC - Centro de Treinamento Charlão, especialista em PES (mas joga também o FIFA) e jogos de luta. Já jogou centenas de jogos, do Atari ao PS4. Adora falar de games no Twitter e Instagram.