Review

EA Sports PGA Tour: vale a pena?

Retorno da empresa ao golfe acerta em muitos pontos, mas precisa melhorar em outros

por Thiago Barros
EA Sports PGA Tour: vale a pena?

EA Sports: it’s in the… golf. Sim, EA Sports PGA Tour marca o retorno da aclamada empresa aos campos, tacos e bolinhas.

Futebol, futebol americano, basquete, hóquei, boxe, MMA, automobilismo… Se quiser falar de esportes na indústria dos games, fale com a EA Sports. E, entre idas e vindas, o golfe é mais um nessa lista. Mas, assim como já aconteceu com diversas outras franquias, como NBA Live, por exemplo, estava em hiato. Há exatos dez anos, a companhia não produzia um título da modalidade.

E a volta, claro, tem seus altos e baixos. Seria utópico imaginar que o título chegaria acertando o buraco na primeira tacada. Mas também não fica lá muito acima do par, não. Em comparação inevitável com seu principal rival, PGA Tour 2K23, inclusive, é uma concorrência bem justa – algo que deve animar os desenvolvedores e ser um primeiro passo para um futuro ainda melhor.

“A casa dos Majors”, EA Sports PGA Tour aposta em campos licenciados, gráficos lindos e um gameplay que fica cada vez melhor conforme os jogadores vão evoluindo. Por outro lado, desliza em não ter uma curva de aprendizado mais clara, um elenco com mais opções de golfistas e as mecânicas de tacadas um pouquinho mais corretas.

A melhor ambientação da história do golfe

A ambientação de EA Sports PGA Tour é o seu ponto alto. Ele traz, com altíssima fidelidade, os quatro majors do golfe masculino – o Masters Tournament, o PGA Championship, o US Open e o The Open. Ao todo, o game conta com 30 campos no lançamento, incluindo também: The Players Championship, FedExCup Playoffs e até a Ladies Professional Golf Association (LPGA).

EA Sports PGA Tour tem gráficos lindos

Tudo representado com os maiores detalhes possíveis. Os campos, os buracos, os torcedores. É como estar assistindo a uma transmissão dos torneios na TV, até porque também há equipe de comentários e narração das partidas. Impressiona muito, especialmente por estar melhor do que o da concorrência no geral. Até os jogadores criados para o Modo Carreira ficaram incríveis.

O design de áudio também é excelente. Desde os sons do local até as tacadas, é tudo muito bem feito e contribui para fazer a experiência ser realmente imersiva e realista. É como se fosse realmente um matchday. Entretanto, vem com um certo custo: EA Sports PGA Tour é travado em 30 FPS. Mas isso não chega a atrapalhar no gameplay, por tratar-se de um jogo de golfe.

Ou melhor, um simulador de golfe.

EA Sports PGA Tour tem gameplay interessante

Sim, a EA apostou em um jogo com o máximo de realismo possível, que deve agradar aos fãs mais exigentes. Para quem é iniciante, talvez a primeira impressão seja de uma grande dificuldade para jogar. Afinal, as mecânicas até parecem simples, porém, podem ser complicadas se alguém que não entende tanto do esporte quiser pegar o game pra brincar.

Outro ponto que poderia ser um pouco melhor é o “elenco”. Novamente, a comparação é inevitável, e o concorrente tem simplesmente Tiger Woods como estrela da capa. Um detalhe curioso, aliás, já que ele já foi garoto-propaganda da EA, que costumava, inclusive, apostar muito justamente nestes nomes de peso para a publicidade dos seus jogos de golfe, algo que não acontece neste.

Dito isso, se você pegar algum dos nomes que estão no “casting” da EA Sports PGA Tour ou criar o seu personagem, vai ter muita, realmente muita coisa para fazer. De jogar de “rolezinho”, customizando a duração da partida e sem muito compromisso, até o Road to the Masters, que incorpora desafios, torneios online e equipamentos vinculados ao Masters. São centenas de objetivos para ganhar mais XP e conteúdo.

EA Sports PGA Tour tem muitos campos legais

Esse aspecto do jogo também é muito legal. Além de cosméticos, para as roupas e itens de jogo, há uma pegada de “RPG” com boosters para aplicar no seu personagem durante a carreira. Atributos, arquétipos, esse tipo de coisa. Isso faz com que a dinâmica do game fique bastante variável e imprevisível, permitindo que cada pessoa siga um estilo de jogo de acordo com suas preferências.

Os modos online incluem jogo competitivo com rodadas simultâneas com até 16 jogadores, bem como partidas sociais e privadas para experiências mais casuais. Os fãs também podem jogar em uma variedade de torneios cronometrados para recompensas exclusivas.

EA Sports PGA Tour: vale a pena?

No fim das contas, EA Sports PGA Tour entrega o que se esperava. Uma boa primeira entrada de uma franquia que promete seguir viva nos próximos anos. A combinação entre a empresa e o golfe sempre fez sucesso, e essa tradição pode estar voltando a ser construída. Afinal, não apenas ele é um bom jogo, como a companhia está dando o suporte necessário para o título.

Recentemente, a EA SPORTS lançou uma postagem no blog descrevendo seus planos para futuras melhorias e correções, muitas das quais acontecerão nas próximas semanas. Elas incluem o seguinte (e mais!):

  • Swing de 3 cliques – A animação de swing inicial do jogo foi projetada para replicar com precisão o movimento do atleta de golfe e foi uma escolha de design para elevar o realismo do jogo. Para aprimorar ainda mais a experiência, a equipe adicionará no final deste mês o balanço de 3 cliques, um item básico nos jogos de golfe há décadas.

  • Opções do Modo Carreira – A equipe ouviu o feedback sobre querer mais opções fora do Quick Play e Full Rounds durante o Modo Carreira e está explorando maneiras de fornecer a você mais opções nessa área.

  • Problemas de ângulo e zoom da câmera – A equipe tem investigado maneiras de melhorar a câmera com zoom pré-shot, focando em melhorias para jogadores que não usam a grade de tacada e precisam de ângulos de câmera mais baixos para ler os greens manualmente.

  • E mais, incluindo Putting Grid, Cup Physics e ajustes de matchmaking online, uma opção de apresentação “Fast Play” e mais formatos de jogo online.

Ou seja, a empresa entendeu o feedback e está trabalhando para fazer o jogo evoluir ainda mais. Por isso, sem dúvidas, EA Sports PGA Tour é uma excelente opção para quem gosta de golfe ou está buscando um novo game de esportes para conhecer.

Veredito

EA Sports PGA Tour
EA Sports PGA Tour

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: EA Sports

Jogadores: 1-4

Comprar com Desconto
75 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Gráficos são impressionantes
  • Variedade de torneios e equipamentos agrada
  • Tem bastante conteúdo single e multiplayer
  • Simulação bem real do que é o golfe
Desvantagens
  • Curva de aprendizado pode ser bem complicada
  • Elenco não tem grandes opções de jogadores
  • Não existe localização para o português
  • Há problemas na mecânica das tacadas
Thiago Barros
Thiago Barros
Editor-Chefe
Publicações: 5.944
Jogando agora: Silent Hill 2
Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.